Bombeiros

Benzeram desencarcerador

Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso procederam, no dia 26 de Maio, à bênção do novo desencarcerador, entregue à corporação povoense no passado dia 19 de Maio, numa cerimónia realizada na Praça Eng. Armando Rodrigues, no centro da vila. O sonho de há muito foi finalmente cumprido. A nova viatura entregue, prometida há quase seis anos, e que integra um lote de 95 viaturas que foram adquiridas ao abrigo de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), vem substituir uma viatura de desencarceramento que já conta com 25 anos e dotar os soldados da paz povoenses de melhores meios de socorro. Ao longo dos últimos anos, a aposta das direcções da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso tem recaído na renovação do parque de viaturas ao serviço da corporação.
O desencarcerador é um Veículo de Socorro e Assistência Táctico (VSAT). Trata-se de uma viatura do tipo todo-o-terreno (4×4), equipado com material específico destinado à intervenção em operações de salvamento que representam risco para vidas e bens, nomeadamente decorrentes de acidentes.
Com um custo de 125 mil euros, a nova viatura, a par do apoio do Governo, contou com a comparticipação do Governo Civil de Braga. Fernando Moniz, Governador Civil de Braga, foi o padrinho da nova viatura. “Esta viatura, pelo equipamento que tem, garante melhor resposta aos problemas que se colocam à corporação, em termos de acidentes rodoviários”, referiu António Lourenço, comandante dos Bombeiros Voluntários da P. Lanhoso, no decurso da cerimónia de bênção do desencarcerador.
Para além da cerimónia de bênção do novo desencarcerador, os bombeiros povoenses apresentaram à população outras três novas viaturas: uma viatura ligeira de combate a incêndios, um auto-tanque e uma viatura ligeira de combate a incêndios urbanos, tendo as duas últimas sido adquiridas com o apoio dos povoenses, nomeadamente particulares e empresas, e das autarquias.