Participaram 16 entidades do concelho


Eco-espantalhos no jardim

Roupas, fios de algodão, plástico, embalagens, tampas, latas, vasos, panelas e pequenos electrodomésticos foram alguns dos materiais utilizados na confecção dos eco-espantalhos que adornam, por estes dias, o Jardim António Lopes, na vila. No total, o concurso contou com a participação de 17 eco-espantalhos de 16 entidades do concelho, entre escolas e IPSS's, numa actividade desenvolvida pelo Pelouro da Juventude e espaço Jovem.
“A Comissão de Melhoramentos de Sto. Emilião é a instituição vencedora do Concurso de Eco-Espantalhos. Os segundos classificados (com a mesma pontuação) são o Jardim de Infância de Campo, a EB1/JI de Simães e a Casa de Trabalho de Fontarcada. O terceiro classificado é o Lar de S. José da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso”, revela a Câmara Municipal..
“Os trabalhos foram feitos utilizando materiais diversos reutilizados e/ou reciclados e mais ou menos convencionais, sendo construídos com muita criatividade, mas também com respeito pela ‘tradição’. Para não deixar cair no esquecimento usos e costumes de outrora, para revitalizar a tradição de construção de espantalhos e para fomentar nos jovens o interesse pela reciclagem, o Espaço Jovem lançou o desafio às escolas, associações e instituições”, revela a autarquia. O Jardim de Infância de Campo, a EB1/JI de Garfe, a EB1/JI de Simães, a EB1/JI de Arrifana, a EB1/JI de Oliveira, a EB1/JI de Travassos, a EB1 de Taíde, a Escola Secundária (9ºB), a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso (ATL de São Nicolau e Lar de São José), a Casa de Trabalho Fontarcada, o Centro Teresiano de Verim, o Centro Social e Paroquial de Garfe, o Centro Social e Paroquial S. Gens de Calvos, a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, a Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião e o Jardim de Infância de Taíde foram as entidades que marcaram presença neste concurso.
Do Largo António Lopes, os eco-espantalhos seguem para Taíde, para abrilhantar a Festa da Primavera, que se realiza a 18 de Junho.