No passado dia 14 de Junho


Brasileiros visitaram Misericórdia

Uma delegação brasileira visitou, na passada terça-feira, dia 14 de Junho, a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, no sentido de ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. A Unidade de Convalescença e a Unidade de Longa Duração e Manutenção D. Elvira Câmara Lopes (ULDM), unidades de referência a nível nacional, foram os locais visitados e onde a comitiva brasileira procurou conhecer os processos desenvolvidos e os resultados obtidos pela Misericórdia povoense. A equipa, multidisciplinar e ao mais alto nível, integrou representantes do Ministério da Saúde brasileiro, elementos do governo estadual e federal, médicos, enfermeiros, assim como presidentes das misericórdias brasileiras e diversas federações e uma arquitecta. José Reinaldo Nogueira de Oliveira Júnior, Presidente da Confederação das Misericórdias Brasileiras foi um dos elementos que integrou a visita.
Humberto Carneiro, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, presidiu à visita, na qual marcaram também presença Agostinho Vieira, administrador-delegado do Hospital António Lopes, mesários da Santa Casa e responsáveis da Unidade de Convalescença e Longa Duração. A comitiva foi recebida no Hospital António Lopes, à qual se seguiu uma sessão de boas-vindas no Salão Nobre daquela instituição. Naquele momento, Humberto Carneiro, provedor da Santa Casa, deu as boas-vindas ao grupo e manifestou a “grande honra por receber tão distinta delegação do país irmão”. Na sua intervenção, o provedor da Santa Casa destacou a importância da certificação de todas as valências da instituição e apontou que a Misericórdia povoense possuiu uma diversidade de valência, dando a conhecer aos presentes as unidades que integram a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Humberto Carneiro deu conta da sua satisfação pelo facto da ULDM ser um exemplo a seguir pela Ministério da Saúde nas unidades a criar.
“A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados é uma modelo organizacional que, na minha perspectiva, veio enriquecer o serviço público na área da saúde e na área social”, destacou Humberto Carneiro.

Provedor agradado com o reconhecimento
“De facto, é com muita satisfação que vejo reconhecido todo o trabalho da Santa Casa em prol da Rede Nacional de Cuidados Integrados e ter sido seleccionada para que uma comitiva de alto nível da Confederação das Misericórdias Brasileiras e do Governo Brasileiro, nomeadamente do Mi-nistério da Saúde, viesse visitar as nossas unidades da RNCCI. Há um reconhecimento já hoje, da RNCCI, da Unidade Missão e da própria União das Misericórdias que, de facto, na Póvoa de Lanhoso temos boas práticas e somos duas unidades de referência nacional”, disse Humberto Carneiro, no final da visita.
“Até agora, tenho recebido da parte dos nossos visitantes palavras elogiosas, palavras de reconhecimento de um trabalho que é extraordinário, que é resultado do facto de termos colaboradores e funcionários de excelência. Para nós, é gratificante, quanto mais não seja, por servir de exemplo de boas práticas”, revelou ainda Humberto Carneiro.

Delegação apreciou qualidade dos serviços da Misericórdia
“Pretendemos implementar um projecto semelhante e um projecto piloto no Brasil. Esta é a nossa primeira visita e estamos muito impressionados com o que temos visito. Nós temos no Brasil muitas Misericórdias pequenas que não têm sido muito bem aproveitadas e que não têm este tipo de serviços. O objectivo é pegar nesta ideia e implementar no Brasil. O serviço é muito bem oferecido, de grande qualidade e muito eficiente. Acha-mos que este exemplo é perfeitamente aplicável ao Brasil e, com toda a certeza, que esta visita nos vai trazer ideias e informações que contribuam para a implementação do nosso projecto”, referiu José Reinaldo Nogueira de Oliveira Júnior, presidente da Confederação das Misericórdias Brasileiras (CMB).
Tal como o presidente da CMB, também Alzira de Oliveira Jorge, representante do Ministério da Saúde do Brasil, mostrou-se satisfeita com o trabalho desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. “O Ministério de Saúde do Brasil achou a visita muito interessante. É um prazer estar aqui e conhecer esta experiência e vamos aproveitá-la muito. Estamos num pro- cesso, no Brasil, de reorganização dos serviços, no sentido da constituição das redes de atenção à saúde. Esta experiência vai servir como um exemplo e como uma experiência que tem dado certo e cheia de êxito e que pode ajudar-nos a pensar como aprimorar os nossos serviços”, disse a representante do Ministério da Saúde.
“Foi muito interessante e muito produtivo para nós conhecer esta experiência. Achamos fantástica e que os resultados são muito bons e que vá-rias questões relacionadas com o prontuário, com o cuidado ao paciente, com a utilização de protocolos de uma forma mais flexível, o envolvimento dos profissionais de saúde e dos técnicos com o paciente, a participação da comunidade e do cuidador são o sucesso dessa experiência. Esta experiência vai ser muito enriquecedora e vai-nos ajudar a repensar o nosso processo no sentido de criação de redes de atenção, não só para a questão do crónico e do idoso mas também a construção das redes de atenção em todo o sistema de saúde brasileiro”, referiu ainda Alzira Jorge.