Garfe


Escuteiros celebraram 15 anos

A capela de Nossa Senhora do Monte, no alto de Gondiães, recebeu, no dia 5 de Junho, as cerimónias religiosas do 15.º aniversário do Agrupamento 1109 do CNE de Garfe, num acto celebrado pelo padre Luís Peixoto Fernandes. No dia em que se celebrou a festa da Ascenção, o sacerdote apelou a que “se tome consciência de que ser cristão é fazer o bem, é ser apóstolo, é evitar o mal e fazer o bem. É aqui se insere o escutismo, para que tenha-mos melhores homens e mais cristãos”.
“Apesar destes 104 anos de existência do escutismo a vel mundial, o escutismo não está velho, não está gasto. Continua a ser uma escola humana e uma escola cristã, uma escola que ajuda a serem mais felizes”, dá conta o padre Luís Fernandes. Quanto a números, o sacerdote destacou os 28 milhões de escuteiros espalhados por 155 países; sendo que em Portugal existem mais de 70 mil escuteiros. No nosso concelho, o número ultrapassa os 400 escuteiros, com o CNE de Garfe a integrar mais de 80 elementos.
“O escutismo é, sem dúvida, o maior movimento de jovens no mundo, em Portugal e no nosso concelho. Continua a ser a melhor proposta de valores para os nossos jovens, para os jovens de hoje”, afirmou o sacerdote.
“Continuai com a vontade, com a boa disposição e com a alegria de há 15 anos”, disse ainda, dirigindo-se a todos quantos integram o Agrupamento 1109 de Garfe.
O momento contou com a entrada de seis novos elementos, que fizeram a sua promessa naquele dia. Seis no-vos lobitos integraram a alcateia do Agrupamento 1109 de Garfe. Inês Ferreira, Patrícia Antunes, Pedro Antunes, Diogo Ferreira, Dinis Gonçalves e Rodrigo Lopes fizeram o seu juramento e mostraram-se dispostos a cumprir as leias da alcateia.
Para além da entrada dos novos lobitos, vários elementos transitaram de secção.
O 15.º aniversário do Agrupamento 1109 do CNE de Garfe integrou a realização de um acampamento, que contou com a presença de diversos agrupamentos da região.
O 15.º aniversário do Agrupamento 1109 do CNE de Garfe ficou marcado pela inauguração do Campo-escola, localizado nos terrenos junto à Capela de N. Sra. do Monte. Como forma de agradecimento, o Campo-escola foi baptizado com o nome de “Padre Luís Manuel Peixoto Fernandes”. Na sua intervenção, o chefe do Agrupamento 1109 lembrou os terrenos oferecidos pelos pais e outros familiares do Padre Luís Peixoto Fernandes.
“É graças a eles e à generosidade que temos vindo a crescer neste lugar, como escuteiros e como seres humanos. A todos eles, o nosso muito obrigado”, referiu o chefe do Agrupamento de Garfe, lembrando a construção da Capela de Nossa Senhora do Monte, cujo terreno foi comprado pelo Padre Luís Peixoto Fernandes, também ele o grande impulsionador da sua construção. “Toda esta beleza, tudo o que aqui vemos ele adora e não se cansa de falar disso aos nossos amigos e a satisfação e o contentamento com que o faz reflecte-se no seu rosto. Muito lutou por tudo isto”, disse ainda o chefe, referindo-se ao Padre Luís Peixoto Fernandes.