EB2,3 de Taíde


Feira da Primavera

O Agrupamento Vertical de Escolas do Ave organiza, sábado, dia 18 de Junho, a Feira da Primavera, numa actividade que se assume como uma das mais emblemáticas daquele agrupamento de escolas. Naquele dia, o recinto escolar enche-se de tendas e os vendedores, com os seus tradicionais pregões, vão cativando os clientes para a sua banca.
Durante a manhã, os pais, professores, auxiliares e alunos transformam-se em vendedores, oferecendo os seus produtos a quem visita o espaço escolar. Ali, de tudo um pouco se pode encontrar, com os produtos agrícolas a estar em grande destaque e a merecer a preferência dos visitantes.
Dos quintais das freguesias daquele agrupamento vêm as batatas, as cebolas, as hortaliças, não faltando a salsa e outras ervas aromáticas. A estes, juntam-se as flores, os ovos, os bolos caseiros, os brinquedos e os animais. Os frangos e os coelhos caseiros são presença assídua na Feira da Primavera.
Naquela manhã, a azáfama é grande. Bem cedo, preparam-se as tendas, adornando o espaço para receber os produtos trazidos pelos pais, alunos e familiares. O espírito de partilha assume grande importância neste dia. Muitas avós apontam, com orgulho, os produtos trazidos pelos netos desde o seu quintal.
A Escola EB 2, de Taíde enche-se de vida na manhã de sábado e assume-se como um ponto de passagem obrigatório para muitos povoenses. São muitos os que, ano após ao, marcam presença na Feira da Primavera. A manter-se o bom tempo, espera-se uma grande afluência de público na Escola EB 2,3 de Taide que recebe, pelas 11 horas, o Festival de Hip-hop, numa actividade que abrange todas as escolas daquele agrupamento e tem sido marcada pelo sucesso.