XIX Campeonato de Veteranos


Maria da Fonte perdeu o trono

O SC Maria da Fonte perdeu, por 2-1, com o Sp. Braga e viu fugir-lhe o titulo de campeão. Depois de, no ano passado, o Braga ter perdido o título para o Maria da Fonte, a formação bracarense voltou a recuperar o ceptro. Diga-se que Carioca, timoneiro do Maria da Fonte, tinha mais soluções, contudo o conjunto orientado por Paulino Carvalho contou com unidades de outro gabarito, que acabaram por fazer ditar a lei em pleno Campo dos Moinhos Novos.
Foi a classe de Jorge Macedo que fez a diferença na primeira parte. Num livre lateral, o médio cobrou de forma exímia, apanhando toda a gente de surpresa, e deu cor a uma primeira parte muito equilibrada. Poucas ocasiões de golo, desafio muito disputado a meio-campo, entre duas formações que se conhecem na perfeição e que na última época foram os finalistas do campeonato. Nesse período imperou algum respeito de parte a parte, facto que impediu até que qualquer uma das equipas fosse superior à outra. Uma ocasião para cada lado e esse toque soberbo de Jorge Macedo, num grande golo que alimentou a veia dos arsenalistas até ao intervalo. Diga-se também que foi Mário Serra a unidade mais agitadora no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Maria apareceu melhor. Subiu de produção a equipa da Póvoa de Lanhoso e o perigo começou a rondar a baliza de Nuno, que havia rendido bem cedo Magro, devido a um problema físico. Daniel Sousa viu o ferro negar-lhe o empate no minuto 53, contudo bastaram três minutos para o Maria da Fonte chegar ao empate. Numa grande penalidade sofrida por Artur Maia, que o capitão Cunha não enjeitou em chegar ao golo. Pensava-se que a formação da Póvoa de Lanhoso, campeão em título, iria carregar, no sentido de lançar a cambalhota no marcador, contudo foi o Sporting Clube de Braga a ser a equipa mais esclarecida e a ter as melhores oportunidades de golo. O timoneiro Paulinho Carvalho, com um olho clínico, lançou Fernando Pires para a posição de ponta-de-lança e acabaria por ser a unidade que faria a diferença. A frescura física de Mário Dias fez-se também notar na batalha do miolo, e numa jogada de alta qualidade, entre Jorge Macedo, Mário Dias e Fernando Pires apareceu o tento do triunfo. Serra tentou comandar as hostes do Maria para o empate. O patrão do meio-campo quis organizar o onze, mas o melhor que o anterior campeão de veteranos conseguiu foi conquistar um livre à entrada da área. Rui rematou ao lado da baliza.

Carioca – treinador do SCB
“Era uma final e penso que o jogo foi equilibrado, mas acabou por ser definido nos pormenores. O Braga teve uma ligeira vantagem no início da partida, depois o Maria equilibrou e fomos nós que entrámos melhor na segunda parte. Nesse período enviámos uma bola ao poste e consegui-mos chegar ao empate através de uma grande penalidade”. “Depois aconteceu uma alteração no jogo e o Sp. Braga acabou por se superiorizar na parte final do jogo. Perante isso tenho que reconhecer que o Braga foi um justo vencedor, já que ao longo dos 90 minutos foi a equipa mais forte.”