Agrupamento 0527 de Nossa Senhora do Amparo

35 anos a fazer a diferença

O Agrupamento 0527 de Nossa Senhora do Amparo, da Póvoa de Lanhoso, celebrou, no passado fim-de-semana, o seu 35.º aniversário. “35 anos a fazer a diferença”, foi a mensagem transmitida pelos escuteiros da sede do concelho. A par do fogo de conselho, no sábado, dia 11 à noite, a Eucaristia, na manhã de domingo, foi um dos pontos altos das comemorações do aniversário do Agrupamento 0527.
“Este fim-de-semana festejamos 35 anos de vida na Póvoa. Em 1976, Luís Gonzaga fundou o nosso agrupamento – o Agrupamento 0527 Nossa Senhora do Amparo – e desde aí muito se passou. Uns deixaram-nos e outros foram entrando. Mas, a nossa fraternidade escutista não acaba quando saímos. Somos escuteiros para sempre. Foram 35 anos a conviver, a conquistar, a partilhar, a servir, a caminhar, a aprender, a viver, a sorrir e a ser diferente. Foram 35 anos num ideal”, referiu Rui Sá, chefe do Agrupamento 0527 e Chefe do Núcleo do CNE da Póvoa de Lanhoso.
No decurso da celebração eucarística, o Padre Armindo Ribeiro Gonçalves, arcipreste da Póvoa de Lanhoso, fez eco da exortação pastoral, de 1995, sobre o Escutismo, uma escola de Educação, revelando que “o escutismo pretende formar pessoas felizes, solidárias, participativas do bem comum, social e eclesial”. “O escutismo católico é, desde a sua origem, uma escola humana e cristã, transmite valores, procura formar e evangelizar as novas gerações”, disse o sacerdote, referindo-se à exortação pastoral.
“O escutismo ajuda a personalizar e a fundamentar a fé. O CNE é um movimento que aponta para o futuro porque transmite às novas gerações um ideal humano e cristão que possibilita uma sociedade mais fraterna e uma igreja mais viva”, disse ainda o padre Armindo Gonçalves.
A cerimónia contou, ainda, com a passagem de cinco lobitos para a secção de exploradores; de quatro exploradores para a secção de pioneiros; e de três pioneiros que passaram a caminheiros. O momento do juramento dos jovens escuteiros foi um dos momentos marcantes da cerimónia religiosa.
No final da Eucaristia, os escuteiros presentearam os presentes com um bolo de aniversário, ao qual se seguiu, e já no Parque do Pontido, a cerimónia de encerramento, com a entrega de lembranças.