Dia Mundial da Criança


Crianças festejaram o seu dia

A Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, o Parque do Pontido e o Parque da Carvalha de Calvos foram os locais escolhidos para as comemorações do Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, num momento que contou com a presença de centenas da crianças do pré-escola e primeiro ciclo de ensino básico do Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo Sampaio e Agrupamento Vertical de Escolas do Ave.
“A Câmara Municipal apoiou os dois Agrupamentos na promoção destas comemorações, que envolveram actividades muito diversas, fazendo- -se representar nas mesmas pela Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, e pela Vereadora da Saúde, Fátima Moreira”, dá conta a autarquia, em nota de imprensa.
No Parque do Pontido, na vila, decorreu a iniciativa “PASSE na Rua”, que envolveu as crianças do pré-escolar do Agrupamento Professor Gonçalo Sampaio e ainda os alunos do 1º CEB da EB1/JI da Vila e do Centro Educativo António Lopes, ambos do referido Agrupamento, o Centro de Saúde e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. As crianças participaram em diferentes jogos educativos sobre alimentação saudável e também numa feirinha com produtos da terra, que teve grande colaboração de professores, auxiliares, pais, mães e encarregados (as) de educação.
No Parque do Carvalho de Calvos, os alunos, educadores, professores e auxiliares das escolas do Agrupamento do Ave passaram um dia diferente, desfrutando de um belíssimo espaço verde e participando em algumas actividades e jogos proporcionados pelo Centro Ambiental do Carvalho de Calvos, como uma Caça ao Tesouro, uma visita guiada ao Centro e num jogo sobre a separação de resíduos, ou pelos próprios estabelecimentos de ensino.
A Câmara apoiou a realização destas iniciativas, quer ao nível da operacionalização do “PASSE na Rua” quer ao nível do fornecimento de lanches e transportes para os mais novos que participaram nestas actividades.
Entretanto, na EB 2, 3 Professor Gonçalo Sampaio reuniram-se as crianças do 1º CEB do Agrupamento com o mesmo nome, com os respectivos professores e assistentes operacionais das escolas, a quem foram proporcionadas diversas actividades desportivas, desde slide, cordas, danças estafetas, escalada, de entre outras.