Sobradelo da Goma

Tempos livres dedicados
à criação de objectos em madeira


Depois de ter desempenhado funções com carpinteiro, marceneiro e entalhador, Abel Ribeiro Poças, de 58 anos, ocupa o seu tempo livre a construir objectos diferentes, com a madeira a marcar presença em todos eles. Uma caixa para guardar jóias, em forma de livro, uma bola, com um espaço interior para guardar objectos e o brasão do concelho da Póvoa de Lanhoso são alguns dos objectos produzidos pelo artesão de Sobradelo da Goma.
A estes, dois deles com patente registada, juntam-se um tabuleiro de damas, com gaveta com para colocar as várias peças, e um móvel com várias funções.
Abel Ribeiro Poças mantém o gosto pela construção de objectos diferentes, tendo ocupado 26 anos a trabalhar a arte da madeira.
O livro, conforme explica o autor, é composto por três elementos independentes que, quando encaixados, formam um livro, criando no seu interior um espaço livre, que funciona como guarda-jóias.
Quanto à bola em madeira, Abel Ribeiro Poças, refere que a mesma é constituída por dois elementos que, quando encaixados, formam a referida bola, criando no seu interior um espaço livre, como funciona também como uma pequeno baú.