Plano Municipal


Igualdade do Género une regiões

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso prepara-se para avançar com a concepção e implementação do Plano de Igualdade Municipal, num projecto aprovado no âmbito do eixo 7, do POPH, através da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género. A notícia foi transmitida por Fátima Moreira, vereadora do Pelouro da Saúde e Acção Social, no dia de 13 de Maio, no decurso de uma conferência de imprensa de apresentação do projecto transfronteiriço REDECIM, do qual a mara Municipal da Póvoa de Lanhoso é parceira. Fátima Moreira apontou o mês de Outubro como o de início de implementação daquela estratégia que prevê, a par da concepção e implementação do Plano de Igualdade Municipal, acções voltadas para os funcionários e serviços da autarquia, nomeadamente relacionadas com a conciliação do trabalho com a família, assim como a continuidade do trabalho já iniciado, no tocante à sensibilização e formação de técnicos e parceiros da rede social.
O momento coincidiu com o de encerramento da exposição "Mulleres no Obxectivo", patente na Galeria do Theatro Club, local que acolheu a conferência de imprensa, numa iniciativa que contou com a presença de Marta González, Secretária Geral da Igualdade da Junta da Galiza (Espanha), e de Manuel Albano, vice-presidente da CIG. A exposição, composta por fotografias de 23 fotojornalistas da região da Galiza, que retrata a vida das mulheres ao longo dos anos, nomeadamente a conciliação da vida laboral e familiar, marcou presença nas Terras da Maria da Fonte pela mão do projecto REDECIM.
A par do Norte de Portugal, o projecto REDECIM integra as regiões da Galiza e Castela e Leão, na vizinha Espanha. De entre os vários objectivos, destaca-se o da criação de redes de comunicação, reflexão e partilha de boas práticas no âmbito da igualdade do género e cidadania.
“É um projecto para o qual a Câmara Municipal foi convidada através da Comissão de Igualdade do Género e onde estamos com muito interesse”, explicou a vereadora Fátima Moreira.
Na sua intervenção, a responsável pelo Pelouro da Saúde e Acção Social, destacou algumas das iniciativas desenvolvidas pela autarquia no âmbito da Igualdade do Género. A criação do SIG (Serviço de Promoção da Igualdade do Género), a realização de acções de formação destinadas ao público jovem no âmbito da violência no namoro e do bullying e a nomeação da Conselheira Local da Igualdade, cargo ocupado por Fátima Moreira, foram algumas das medidas apontadas.
“Temos uma preocupação muito grande com a problemática da Igualdade do Género sobretudo, numa primeira fase, virada para as questões da violência. Sentimos que, de facto, as questões sociais e económicas têm feito com que esta problemática esteja cada vez mais acentuada. São crescentes os casos de denúncia de violência, quer seja violência doméstica, violência a menores e violência a idosos”, frisou Fátima Moreira.