Melhorar a eficiência energética do concelho

Câmara poupa na luz pública

O reordenamento das luminárias, a aplicação de novos horários e a redução das luminárias ligadas são algumas das medidas que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a implementar, desde o início deste mês, com vista a reduzir os custos com a iluminação pública no concelho.
“De modo a melhorar a eficiência energética do concelho e atendendo aos cortes impostos nas transferências de verbas do Governo para as Câmaras Municipais e à diminuição de outras receitas, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vê-se na necessidade de reduzir em cerca de 15 por cento os custos com a iluminação pública”, explica a Câmara Municipal em nota de imprensa.
“Assim, no inicio deste mês, a autarquia começou a implementar algumas medidas com vista à redução da factura com a iluminação pública, medidas essas que contribuem, em simultâneo, para a protecção do meio ambiente, para a promoção de uma maior eficiência na utilização de recursos e para uma diminuição da dependência energética do nosso país”, revela ainda a autarquia.
“Desta forma, atendendo aos referidos aspectos económicos e ambientais, a Câmara Municipal está a proceder ao reordenamento de luminárias e à aplicação de novos horários. Assim, verifica-se, em alguns casos, uma redução das luminárias ligadas e, em outros casos, o desligar da iluminação a partir da 1 hora. Posteriormente, a autarquia pretende substituir gradualmente as lâmpadas existentes por lâmpadas de mais baixo consumo”, adianta.

Medidas abrangem a iluminação pública e fachadas das igrejas
As medidas a implementar abrangem a iluminação pública das ruas da Vila, a iluminação das fachadas de igrejas e outras, os largos e adros de Igreja, os loteamentos ou urbanizações novas onde ainda não há construção, as vias de acesso às aldeias, zonas habitacionais contínuas (dentro das aldeias), as zonas habitacionais mais dispersas (e becos), os acessos individuais, as zonas de circulação de pessoas com casas dispersas, os cemitérios e os acessos.
Quanto à sede do concelho, as alterações na iluminação pública abrangem a Avenida da República, Avenida 25 de Abril, Rua António Francês, Paços do Concelho, Pontido, Jardim António Lopes, Rua Neuves Maisons, Rua Comandante Luís Pinto da Silva, Feira e loteamentos em Mirão.