Entre os dias 2 e 7 de Maio


EPAVE aberta à comunidade

De 2 a 7 de Maio, a EPAVE – Escola Profissional do Alto Ave organizou a IV Semana Aberta, num momento que contou, entre outros, com palestras, workshops, música, actividades desportivas, teatro, desfiles de moda, visitas guiadas e exposições, dando ainda a conhecer a oferta formativa daquele estabelecimento de ensino profissional.
Traçando o balanço da inserção dos jovens, provenientes dos cursos profissionais, no mercado de trabalho, Joaquim Machado, director-geral da EPAVE, no decurso da cerimónia de abertura, na manhã do dia 2 de Maio, destacou a necessidade de se promover parcerias fortes com as empresas e de se criarem empresas pedagógicas. “É a vossa coragem, a vossa determinação e a vossa dedicação ao estudo que pode melhorar a imagem das escolas profissionais”, disse aquele responsável da EPAVE.
O programa da IV Semana Aberta integrou a apresentação das PAP (Provas de Aptidão Profissional) pelos alunos finalistas. A estes, Joaquim Machado advertiu, no início do evento, que “todos têm um objectivo comum que é o da mostrarem as competências técnicas de cada um e as competências transversais adquiridas ao longo da formação”.
“Este evento, que constitui já uma referência para a EPAVE, visou aproximar a escola da comunidade local, dos empresários e encarregados de educação, dando a conhecer as instalações, a oferta formativa existente, bem como todas as iniciativas e actividades desenvolvidas e organizadas pelos formandos e formadores. Por outro lado, apresentar a oferta formativa para o próximo ano lectivo e, simultaneamente, fazer da escola um local permanentemente adaptado às transformações económicas e sociais da região constituiu outro objectivo”, revelam os responsáveis.
A entrega dos Prémios de Mérito D. Elvira Câmara Lopes, na noite de sexta-feira, dia 6, e dos Certificados da Formação Modular Certificada dos cursos que funcionaram em regime pós-laboral e do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores assumiu-se num dos momentos altos do programa, numa cerimónia que contou com a presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, do director-geral da EPAVE, Joaquim Machado, e da directora-pedagógica, Marília Fernandes.
A IV Semana Aberta ficou ainda marcada pela visita dos parceiros europeus de Itália, Polónia, Grécia e Turquia no âmbito do Programa de Intercambio Comenius.