Nas Freguesias de Serzedelo e Vilela


Acções de fogo controlado
para proteger floresta do concelho


As freguesias de Serzedelo e Vilela receberam, no dia 10 de Maio, acções de fogo controlado, cujo objectivo foi o da limpeza de terrenos florestais. No total, e segundo informações da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, foram queimadas cerca de 10 hectares de mato naquelas freguesias.
A iniciativa, sob o lema “Queimar no Inverno para proteger no Verão”, permitiu a criação de “mosaicos na paisagem” que permitem a redução de áreas ardidas, a diminuição da gravidade dos incêndios e a facilidade no seu combate. “Por outro lado, estes mosaicos permitem eliminar áreas de matos, protegendo áreas arborizadas”, revela a autarquia. “Desta forma, colocou-se em prática o Plano de Fogo Controlado da Póvoa de Lanhoso, aprovado em sede de Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo sido atendidas as solicitações dos proprietários florestais junto do município”, esclarece a Câmara Municipal.
“O fogo controlado é uma ferramenta de gestão de espaços florestais, que consiste no uso do fogo sob condições específicas, de temperatura e humidade, e sob responsabilidade de um técnico credenciado da Autoridade Florestal Nacional”, adianta aquela entidade.
“Esta iniciativa contou com a colaboração conjunta de várias entidades no terreno, colaborando 23 elementos, do Município da Póvoa de Lanhoso, através do Gabinete Técnico Florestal, da Autoridade Florestal Nacional, através da colaboração de um técnico credenciado em fogo controlado, cuja presença é obrigatória, das equipas de sapadores florestais e dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso”, refere a autarquia.