Louredo


Povo rezou à Sra. da Alegria

Para além de assinalar a Revolução dos Cravos, o dia 25 de Abril ficou marcado, na freguesia de Louredo, pela visita do Compasso Pascal e pela festividade em honra de Nossa Senhora da Alegria. Naquele dia, principal dia de festa, os actos religiosos estiveram em destaque, com a celebração da missa em honra de Nossa Senhora da Alegria, pelas 15h30, e pela majestosa procissão em honra daquela santa.
De manhã, o Compasso Pascal percorreu a freguesia, levando a mensagem da Ressurreição de Jesus a todas as habitações daquela freguesia. De tarde, as atenções estiveram voltadas nos momentos que integraram o cartaz das festas em honra de Nossa Senhora da Alegria. Com o sol e o calor a brindar aquele dia, foram muitas as pessoas que compareceram junto à Igreja Paroquial para acompanhar os actos religiosos.

Boa nova espalhada
Durante a liturgia da Palavra, o sacerdote responsável pelo sermão em honra de Nossa Senhora da Alegria, e num dia em que se assinalava a Ressurreição de Cristo, re-lembrou o dia em que Jesus ressuscitou e a boa nova foi rapidamente espalhada.
“Também hoje vós foste de casa em casa, partilhando a boa nova. Hoje celebramos a alegria”, disse, relembrando que ao chegar ao sepulcro os discípulos de Jesus não tiveram dúvidas de que ele estava vivo. “É assim que nós vemos nascer a Igreja. Nasce da alegria destes primeiros discípulos, desta alegria que os contagia uns aos outros. A alegria da manhã de Páscoa é o grande fundamento da vida cris”, explicou o sacerdote.
“É Maria que está reunida com os discípulos, procurando perceber o projecto de Deus. Foi capaz de escutar tudo e guardar no seu coração. Talvez tenha sido ela a única a manter viva a fé dos discípulos”, disse ainda, pedindo que o encontro com o Senhor Ressuscitado continue ao longo do ano.
Finda a Eucaristia, seguiu-se a procissão em honra de Nossa Senhora da Alegria que integrou, para além do andor daquela santa, os andores do Menino Jesus, Nossa Senhora de Fátima e S. Sebastião. A estes, juntaram-se ainda vários figurados, num acto abrilhantado pela Fanfarra dos Escuteiros daquela freguesia.
Junto à Igreja, os presentes puderam apreciar o maior arco de Páscoa do concelho. Com 32 metros, o majestoso arco atraiu a curiosidade de todos aqueles que se deslocaram naquele dia a Louredo.