No Passado dia 6 de Maio


Presidente da República
visitou as Terras da Maria da Fonte


A vila da Póvoa de Lanhoso engalanou-se para a recepção ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, ocorrida no dia 6 de Maio. A visita ao concelho da mais alta figura de estado ficou marcada por uma cerimónia de boas-vindas, nos Paços do Concelho, que integrou cânticos, o descerrar de uma placa e entrega das Chaves da Vila, assim como de diversas lembranças, e da visita à Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do distrito de Braga (AADVDB). Pela mão de Domingos Silva, presidente da AADVDB, Aníbal Cavaco Silva visitou pela segunda vez as Terras da Maria da Fonte, sendo esta a primeira na qualidade de Presidente da República.
À chegada aos Paços do Concelho, e depois do entusiasmo manifestado pelos presentes, sobretudo pelos mais pequenos que gritaram pelo nome do Chefe de Estado, o Presidente da República foi recebido ao som do Hino Nacional, entoado por um grupo de crianças e idosos do concelho, acompanhados pela Banda Musical de Calvos. Depois da música oficial do Estado, o presidente da República, acompanhado de Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, descerrou uma placa, no átrio dos Paços do Concelho, que assinala a passagem do Presidente da República pelo concelho. Finda esta cerimónia, os presentes encaminharam-se para o Salão Nobre, onde aí tiveram lugar os discursos e a entrega das Chaves da Vila, pelo Presidente da Câmara ao Presidente da República.
“Apesar de sermos um pequeno concelho, somos um território rico em história e tradições com um património cultural que muito estimamos mas também com uma vontade permanente em desenvolver esta terra, encarando o futuro com muita determinação”, revelou Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da P. Lanhoso, dando conta da honra em receber o Presidente da República no concelho. Destacando alguns pontos que marcam a história das Terras de Lanhoso e da Maria da Fonte, Manuel Baptista revelou que “hoje as batalhas e os desafios são outras”. “Os desafios que se colocam à Póvoa de Lanhoso e ao país exigem de todos nós um esforço acrescido. O papel dos municípios, tantas vezes maltratados, é determinante para ajudar o país a encontrar o caminho da esperança para um futuro melhor”, vincou Manuel Baptista, dando conta da aposta do município em áreas como a educação; a criação de mecanismos de apoio social e a criação de condições que facilitem a instalação de empresas no concelho.
“Estas são terras com uma história muito antiga. Aqui se suportaram sacrifícios e se ultrapassaram dificuldades para a defesa da fundação do nosso país”, referiu o Presidente da República, destacando que “também no presente são exigidos sacrifícios ao povo português para ultrapassar dificuldades. O que desejamos é que esses sacrifícios sejam distribuídos de forma justa e que em primeiro lugar seja respeitado um princípio básico de equidade nas sociedades democráticas”.

Revolta da Maria da Fonte
De entre várias considerações, e dando conta do que foi a revolta da Maria da Fonte, o Presidente da República salientou que “faz falta que se faça ouvir a voz dos mais fracos”, assim como uma maior participação das mulheres na vida política, económica e social; a união dos portugueses, que cada um se sinta parte de um todo e que cada um realize a sua quota para assim se ultrapassarem as dificuldades do presente.
O Hino da Maria da Fonte, pela voz das crianças e idosos presentes encerrou a cerimónia de recepção ao Presidente da República nos Paços do Concelho.

“Fazem falta Oportunidades para os que sofrem”
Depois da recepção nos Paços do Concelho, seguiu-se a visita à Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), localizada na zona dos Moinhos Novos, na Póvoa de Lanhoso. Depois de uma visita às instalação, durante a qual o Presidente da República ficou a par do trabalho ali desenvolvido, tendo deixado uma mensagem no Livro de Honra daquela associação.
“Saúdo-o por ter visitado a nossa associação e agradeço- -lhe do coração e com toda a amizade”, disse Domingos Silva, presidente da AADVDB, dando conta, de entre outros aspectos, de que estão a levar a cabo a certificação daquela instituição.
Na sua intervenção, o Presidente da República manifestou o “grande apreço por todos aqueles que ao longo dos anos deram o melhor do seu esforço, se privaram de mui-tas horas com os seus familiares, a erguer a sua voz em favor dos mais necessitados, e em particular em favor dos deficientes visuais”.
Revelando que os deficientes visuais podem dar muito a Portugal e ajudar a construir um país mais justo e solidário, Cavaco Silva alertou para a necessidade da sociedade dar uma oportunidade para que possam mostrar o que são capazes de fazer. “Fazem falta oportunidades, em particular para aqueles aqueles que sofrem de alguma deficiência”, revelou o Presidente da República, considerando que os “deficientes não podem ser marginalizados pela sociedade”.