ISAVE - Missa no Parque do Pontido


Chuva abençoou finalistas

O Parque do Pontido, na vila da Póvoa de Lanhoso, acolheu, na manhã de sábado, dia 30 de Abril, a Missa de Finalistas do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE), numa cerimónia presidida pelo padre Eduardo Duque, coordenador da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga.
O momento, de muita emoção para os alunos finalistas e suas famílias, assinalou um virar de página na vida dos cerca de 350 alunos que se preparam agora para abraçar um novo desafio, trocando a vida académica pela vida profissional.
Apesar da chuva, várias centenas de pessoas concentraram-se junto ao Anfiteatro do Pontido para assistir à Missa de Finalistas dos alunos do ISAVE.
“É com alegria que nos encontramos aqui para celebrarmos este momento solene e especial, não só para aqueles que hoje terminam a sua licenciatura mas também para os seus pais e familiares. Este é um momento importante da família. Para vocês terem chegado até este momento da vossa história, os vossos pais fizeram mui-tos sacrifícios, muitos sacrifícios pessoais, para que os filhos tenham alcançado este momento. Por isso, para aqueles que têm fé, para aqueles que acreditam, é o momento de agradecermos a Deus pelo dom da vida e por nos ter dado coragem, força e inteligência para estarmos neste momento, para chegarmos aqui assim”, disse o padre Eduardo Duque, no início da liturgia da palavra.
Atendendo à crise que atravessa o nosso país, o responsável pela pastoral universitária revelou que “em tempos difíceis, como nós sabemos que são estes em que nós estamos a viver, a última palavra não pode ser a de dificuldade. Pelo contrário, a última palavra tem que ser uma palavra de realismo e esperança”.
“Da mesma forma que Jesus Cristo venceu a morte e continuou vivo, também eu acredito que vocês, fina-listas, pela vossa criatividade, pela vossa preparação académica e pelo vosso ânimo sereis capazes de fazer frente aos momentos e às vicissitudes da sociedade moderna. Não fiqueis sentados em casa à espera que o trabalho vos bata à porta. Primeira coisa, procurai, fazei-vos à vida, vencei as fronteiras, sê-de criativos e pensai uma forma de lutarem pela vida”, incentivou o padre Eduardo Duque, deixando uma mensagem de esperança e incentivo para os jovens e uma palavra de afecto para os pais presentes.
Um cabaz de alimentos, uma cadeira de rodas, um cabaz de brinquedos, um jogo e um livro e um cabaz com escovas e pastas de dentes foram alguns dos objectos que marcaram presença no ofertório.
No final da cerimónia religiosa, o padre Eduardo Duque procedeu à última bênção das pastas, num momento de grande emoção, com as lágrimas a inundar alguns dos rostos dos alunos finalistas.
Os mais de 350 alunos abraçam agora um novo desafio, na procura de um posto de trabalho.