Verbas para Centro Social/Paroquial de Garfe


II Sarau Solidário

O Agrupamento Vertical de Escolas do Ave realizou, no passado dia 8 de Abril, no antigo auditório do ISAVE, em Fontarcada, o II Sarau Solidário, cujo início teve lugar pelas 21 horas. Perante a enorme participação da comunidade educativa daquele agrupamento, o espaço tornou-se pequeno para albergar as centenas de pessoas que ali marcaram presença, num dos momentos altos de solidariedade do Agrupamento de Escolas do Ave.
As verbas obtidas reverteram este ano para o Centro Social e Paroquial de Garfe.
“Este sarau tem ainda uma história muito curta. O primeiro realizou-se no ano anterior e realizou-se porque estávamos muitos sensibilizados e sensíveis aos esforços que uma instituição vizinha da Escola EB 2, 3 de Taíde estava a desenvolver para angariar verbas para acabar as suas instalações. Essa instituição foi o Centro Social de Taíde. Como sabem, eles moram mesmo ao lado de nós. Temos com o Centro Social uma parceria muito saudável e de há muitos anos e vendo aqueles esforços a direcção do agrupamento lançou o desafio a todos os professores e a todos os meninos do nosso agrupamento. Demos as mãos e juntamo-nos ao centro social através de uma contribuição que nós pudessemos fazer. Essa iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade educativa”, explicou Maria José Lourenço, directora executiva do Agrupamento do Ave.
“Tal como eu disse o ano passado, nós acreditamos que para ser solidário não basta dizer que se é nem se ensina a ser. Só se pratica”, disse ainda aquela responsável na abertura do Sarau Solidário.
“O compromisso que assumimos o ano passado foi o de organizarmos todos os anos este Sarau e as verbas angariadas reverteram a favor de uma instituição de uma freguesia do nosso agrupamento. Temos todas as escolas a participar, o que significa que este espírito foi interiorizado por todos vós, foi valorizado pela nossa comunidade e, creio eu, que mais uma vez damos um bom exemplo do que é estar ao serviço do outros”, completou ainda Maria José Lourenço.
Depois da intervenção da directora executiva do Agrupamento do Ave seguiu-se o início das actuações.
A abertura do espectáculo contou com a participação da Fanfarra do Escuteiros de Garfe, à qual se seguiram as apresentações dos alunos das escolas do Agrupamento do Ave. A plateia foi presenteada com a declamação de poemas, rapsódia do Cancioneiro Popular, dança, diversos momentos musicais e encenações teatrais.
O momento contou ainda com a entrega de prémios de mérito escolar. A noite de solidariedade culminou com a actuação do Rancho Folclórico de Garfe.