Associação dos Bombeiros Voluntários

Situação económico saudável

A sessão ordinária da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso (AHBVPL), realizada a 14 de Abril, ficou marcada pela aprovação, por unanimidade, dos documentos relativos ao Relatório de Actividades e Contas de Gestão do ano de 2010.
Quanto ao resultado final do exercício de 2010, o mesmo foi “francamente positivo”, conforme dá conta, em nota de imprensa, o presidente da Assembleia Geral da instituição, o advogado Rui Rebelo. Ainda de acordo com a mesma informação, o ano de 2010 comportou um movimento de exercício no valor global de 747.348,12 euros.
“O colectivo de Associados assinalou com satisfação a situação económico-financeira saudável da Instituição”, revela ainda o presidente da Assembleia Geral da AHBVPL.
A par da aprovação dos documentos relativos ao ano de 2010, os associados aprovaram, por unanimidade, votos de pesar e silêncio pelos recentes falecimentos de Carlos Alberto Rodrigues Guimarães, esposo da Cármen Guimarães Lopes (ex-membro dos corpos sociais e benfeitora da Associação Humanitária) e de Maria da Conceição Peixoto Gomes Ribeiro Pereira, esposa do Dr. Luís Artur Ribeiro Pereira, presidente do Conselho Fiscal da AHBVPL. A estes, junta-se ainda um voto de pesar e gratidão, também ele por una-nimidade, a Manuel Dílio da Silva, falecido a 19 de Fevereiro deste ano. Recorde-se que Manuel Dílio da Silva, conjuntamente com sua esposa, Anita Adelaide Guimarães Lopes, doou à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso o prédio constituído pelo quartel antigo e Theatro Club, no Largo António Lopes, nesta vila.
Por unanimidade, foi ainda aprovado um voto de reconhecimento e louvor ao Comando, ao Corpo Activo e a todos quantos têm trabalhado e se têm empenhado na formação dos mais de 50 Cadetes e Infantes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.

Corpo activo teve Mais de 10 mil serviços num ano
Ao longo do ano de 2010, o Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso efectuou 10.437 serviços, sendo: 358 incêndios, 144 acidentes, 2.419 pré-hospital, 7.381 transporte de recuperações, 80 limpeza de vias e 55 outras actividades inerentes aos serviços.
Tais números e conforme revela o presidente da Assembleia Geral, mostram a importância da corporação no concelho povoense, assim como o enorme desgaste de viaturas e outros materiais.
Com vista a colmatar esse desgaste, durante o ano de 2010 procedeu à renovação da sua frota adquirindo uma ambulância (ABTM), uma viatura de combate a incêndios pesado (VTTR) e uma viatura de combate a incêndios ligeira. A par das viaturas, foi ainda adquirido material de incêndio e material clínico e de transporte de cadáveres.