Centro de Convívio em S. João de Rei

Centros são projectos de afectos

Depois de alguns anos encerrado, o edifício da Escola EB1 de S. João de Rei abriu novamente as suas portas. A partir deste momento, ao invés das crianças, o antigo edifício escolar recebe a população “mais crescida” da freguesia. Outrora local de ensino dos mais pequenos, o edifício da Escola EB1 de S. João de Rei transformou-se em Centro de Convívio, naquele que é o quarto Centro de Convívio do concelho da Póvoa de Lanhoso.
Na cerimónia de inauguração, no passado sábado, dia 16, José Paulo Macedo, presidente da Junta de Freguesia de S. João de Rei, deu conta da felicidade que sentia com a inauguração do Centro de Convívio da freguesia.
“Hoje é um dia muito feliz para S. João de Rei. Marca a recuperação deste edifício que esteve uns anos abandonado. Hoje conseguimos -lo de cara lavada”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de S. João de Rei, agradecendo todo o esforço da Câmara Municipal, de todo o seu executivo e respectivos técnicos.
“Para que hoje possamos estar aqui foi importante construir o Centro Educativo do Cávado, onde estão as dez freguesias do baixo concelho. Os Centros de Convívio já têm sido criados noutras freguesias e agora chegou a vez de S. João de Rei. Há outras escolas no concelho que serão aproveitadas para outros fins pois nem todas podem ser Centros de Convívio, como devem calcular”, explicou, por sua vez, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. “Que este seja um espaço para o povo de S. João de Rei, idosos e jovens”, referiu.
Ocupando a parte inferior do edifício escolar, o Centro de Convívio de S. João de Rei acolhe, numa primeira fase, doze idosos da freguesia que participam nas várias actividades que decorrem, à segunda e quarta-feira, das 14h30 às 16h30. Ginástica geriátrica, teatro, passeios, rastreios, canto e um conjunto diversificado de workshops são algumas das iniciativas que marcam presença nos Centros de Convívio, as quais se juntam às várias actividades desenvolvidas pelos monitores dos espaços.

Ocupar o tempo livre
Depois de vários anos a ensinar os mais pequenos, Fernanda Almeida prepara-se para entrar novamente numa sala de aula mas, desta feita, como utente do Centro de Convívio. “É sempre interessante conviver”, referiu Fernanda Almeida que, desta forma, pretende ocupar algum do seu tempo livre e conviver com outros habitantes da freguesia.
“O importante é sair de casa porque há pessoas que vivem isoladas. Por vezes, no Inverno, algumas pessoas passam o dia todo em casa”, disse ainda a utente.
Ocupar os tempos livre é uma das razões que levou João Baptista Mendes, de 77 anos, a participar no Centro de Convívio de S. João de Rei. João Mendes frequenta também, desde há dois anos, as actividades direccionadas para a idade sénior do Centro Comunitário do Vale do Cávado, em Monsul, actividades essas que pretende manter em paralelo com as do Centro de Convívio da sua freguesia. “Gosto muito disto. Sou viúvo, vivo sozinho e aproveito para conviver”, disse.
Volvidos quase trinta anos da sua construção, o edifício escolar de S. João de Rei ganhou nova vida. Para além dos idosos, a ala superior do edifício tem dispo-nível uma sala para as actividades dos mais novos.

Balanço positivo
É um balanço positivo que Fátima Moreira, vereadora da Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, traça do funcionamento dos Centros de Convívio do concelho, que actualmente envolvem mais de cem utentes. “Acima de tudo, os Centros de Convívio são projectos de afectos, para pessoas, que de alguma forma estão em freguesias isoladas. Penso que é isso que falta à população sénior. As pessoas aqui estão contentes, conversam e socializam”, referiu a vereadora, destacando a importâncias das parcerias com várias entidades, nomeadamente as Juntas de Freguesias, para a realização destes projectos “feitos sem custos e que para os idosos são uma mais-valia”, frisou.

Segue-se Fontarcada
A freguesia de Fontarcada será a próxima a receber o projecto dos Centros de Convívio. Dentro de pouco tempo, entre um a dois meses, aquela freguesia recebe o quinto Centro de Convívio do concelho da Póvoa de Lanhoso.