Póvoa de Lanhoso


Rancho Folclórico vai a França

O Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso participa, no dia 22 de Maio, na 10.ª Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima, promovida pela Associação Franco-Portuguesa de Neuves Maisons, localidade onde estão radicados muitos povoenses.
Do programa festivo consta, às 10h30, a missa solene, à qual se segue a procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima. Findo o acto religioso, segue-se a oferta de um aperitivo pela associação franco-portuguesa. Mais tarde, a partir das 12 horas, tem lugar o almoço, no qual marcará presença a comida típica portuguesa. A animação mantém-se durante a tarde com a actuação, a partir das 14h30, da Fanfarra de Neuves Maisons, do Grupo Folclórico Português de Vandoeuvre, do grupo “West County Club” e do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso.

Saída a 20 de Maio
A saída da Póvoa de Lanhoso está agendada para o dia 20 de Maio, com o regresso a acontecer no dia 23. De acordo com informações recolhidas junto de um dos responsáveis, desde 1995 que o rancho povoense não se deslocava ao estrangeiro. Dezasseis anos depois, o Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso volta a atravessar a fronteira, indo ao encontro dos povoenses radicados em Neuves Maisons. Este será, pois, um momento de confraternização com os povoenses radicados naquela localidade, assim como em localidades vizi-nhas. Fundado a 28 de Maio de 1979, o Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso teve a sua primeira actuação no dia 26 de Junho daquele ano, na festa em honra de S. Pedro, no Horto. Depois da participação na Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima, o Rancho Folclórico da Pó-voa de Lanhoso volta a França dias depois, participando no Festival de Folclore, no dia 5 de Junho, promovido pela associação dos portugueses em Montereau.