Taíde


Feira dos 25 muito concorrida

A tradicional “Feira dos 25”, realizada em Quintela, na freguesia de Taíde, continua a ser uma das festividades que atrai muitos forasteiros àquela freguesia. Apelidada como a Feira Anual dos 25, aquela festividade em honra de Nossa Senhora da Graça, realizou-se de 24 a 26 de Março, no lugar de Quintela. O ponto alto dos festejos foi o dia 25, principal dia de festa, onde os actos religiosos estiveram em destaque.
A feira do gado e a corrida de cavalos, no dia 25, são duas das actividades marcantes da festividade, que atraem muitos visitantes, tanto do concelho como de concelhos vizinhos.
O programa deste ano contou, no dia 24, quinta-feira, com música gravada durante o dia e com a actuação, à noite, do Rancho Folclórico de Porto d'Ave, daquela freguesia de Taíde. Na sexta-feira, dia 25 de Março, realizou-se a feira e o concurso pecuário, com a entrega de prémios a ter lugar no final da manhã daquele dia. De tarde, as atenções estiveram voltadas para a missa em honra de Nossa Senhora da Graça e a majestosa procissão, na qual participaram vários andores e figuras alegóricas. A noite daquele dia ficou marcada pela actuação do grupo musical “Akisom”.
O último dia de festa, sábado, dia 26, contou com o convívio dos amigos do cavalo e com a bênção dos cavalos em frente à capelinha de Nossa Senhora da Graça. Tal como noutras festividades, os vendedores ambulantes marcaram presença, dando ao espaço um colorido diferente e alegrando a centenária festividade.