Taíde


Sede de junta em construção

A freguesia de Taíde prepara-se para, dentro em breve, deixar de ser a única freguesia do concelho que não dispunha de sede de junta. O edifício, que irá albergar a actividade da Junta de Freguesia, encontra-se em construção, na Rua da Igreja, e tudo aponta para que a primeira fase da obra esteja concluída no Verão.
De acordo com a Câmara Municipal, a construção daquele equipamento envolve, numa primeira fase, uma verba que ronda os 141 mil euros, valor esse estimado em projecto e suportado pela autarquia povoense e pela Junta de Freguesia de Taíde.
“No próximo Verão deve estar concluída a primeira fase, de modo a que os serviços da Junta de Freguesia já se possam instalar na mesma altura no novo local. Para além de uma comparticipação financeira, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso doou terreno, elaborou o projecto da Sede de Junta, acompanha a obra e vai participar nos arranjos dos espaços verdes exteriores”, dá conta.
Na referida nota, Sérgio Soares deixa o seu agradecimento à Câmara Municipal pela ajuda no concretizar de uma sonho, e numa obra que faz falta e que será uma mais-valia para aquela freguesia.
Até ao momento, o atendimento era realizado em três espaços distintos: às quartas-feiras, quinzenalmente, em Quintela; às terças-feiras, nos correios em Porto d’Ave; e às quintas-feiras na residência paroquial. Este novo equipamento vai dispor de um balcão de atendimento, de uma sala de reuniões, de quatro áreas de trabalho, de um arquivo, de duas casas de banho, de espaço para arrumos e de garagem. Na parte de cima, está prevista a criação de um pequeno anfiteatro. Numa segunda fase, está prevista a construção de uma sala polivalente para eventos, nos terrenos localizados numa área acima da construção.