Saldo positivo superior a 11O mil euros

Santa Casa aprova Relatório

A Santa Casa da Misericórdia terminou o ano de 2010 com um saldo positivo superior a 110 mil euros. Este valor consta do relatório de actividade e contas, aprovado, no dia 26 de Março, pelos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Os documentos colocados a votação mereceram a unanimidade dos presentes. “O referido Relatório permite ainda constatar que a Santa Casa da Misericórdia registou, em 2010, “Custos e Perdas” na ordem dos 8 milhões 692 mil euros e “Proveitos e Ganhos” de cerca de 8 milhões 802 mil euros”, revela a Santa Casa, em nota de imprensa.
No capítulo das execuções, a Santa Casa assegurou condições financeiras para fazer investimentos em equipamentos para novos serviços, aproveitando financiamentos públicos para aumentar a oferta na área da saúde. A este nível, o que mais se destacou no ano referido foi a construção da Unidade de Longa Duração e Manutenção, Dª Elvira Câmara Lopes, que implicou um investimento aproximado de 2 milhões e 500 mil euros.
“Temos gerido esta Santa Casa com critérios de solidez, assente no equilíbrio organizacional, visando a melhoria dos serviços prestados aos beneficiários. Te-mos procurado dotar a nossa Instituição de um conjunto de instrumentos e recursos de gestão e organização susceptíveis de aumentar a eficácia dos resultados, sejam sociais ou financeiros. Pensamos que estamos no bom caminho”, considerou o Provedor, Humberto Carneiro, segundo o qual as dificuldades que o país atravessa afectam a misericórdia povoense. “Nas contas de 2010 estão espelhadas algumas dificuldades que temos vindo a sentir e que resultam, essencialmente, do facto das contribuições públicas terem tendência a diminuir, não havendo condições de contrapor a essa factualidade um aumento das comparticipações dos utentes. O momento de dificuldade que as famílias atravessam reflecte-se, também, nas nossas valências de rendimento, de que a Farmácia é o exemplo mais evidente com uma progressiva quebra de receitas”, sublinhou.

Acordo com a ARS-Norte
A Santa Casa da Misericórdia foi uma das Instituições que assinou, no passado dia 29 de Março, um Acordo de Cooperação com a ARS-Norte, na sequência de protocolo estabelecido com a União das Misericórdias Portuguesas.
Isto significa que, a partir do dia 1 de Abril passado, a Instituição passou a poder prestar cuidados de saúde aos utentes do Serviço Nacional de Saúde, que apenas pagarão as taxas moderadoras em vigor, fixadas pela tutela, nos casos em que não houver isenção.
Para ter acesso aos serviços da Santa Casa, ao nível de consultas de especialidade e de cirurgias, o utente é referenciado pelo respectivo médico de família, através de uma plataforma informática denominada “Programa CTH - Consulta a Tempo e Horas”.
Poderão ser referenciados para os serviços da Misericórdia Povoense, ao nível do Hospital António Lopes, utentes pertencentes ao ACES Gerês/Cabreira, ao ACES Terras de Basto, ao ACES Guimarães/Vizela e ao ACES Alto Tâmega e Barroso.