Instituto Superior de Saúde do Alto Ave

Isave: nove anos a formar
profissionais de saúde


O ISAVE – Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, localizado em Geraz do Minho, comemorou, na passada terça-feira, dia 19, nove anos a formar profissionais de saúde. Num momento em que a instituição se vê a braços com um plano de viabilização económico-financeira, as palavras foram de união e tranquilidade. A figura de Monsenhor Eduardo Melo Peixoto, e o seu exemplo de força, foi também relembrada nos decurso das cerimónias comemorativas do 9.º aniversário do ISAVE.
“Permitam-me que nesta minha breve intervenção recorde aqui, e mais uma vez, o nosso querido Monsenhor Eduardo Melo Peixoto. Neste momento particular da vida do ISAVE, tem toda a pertinência apelar para a sua memória e recordar o seu exemplo de persistência, coragem e bom senso demonstrado ao longo de todo o processo complexo e difícil da implementação desta nossa instituição”, referiu Virgílio Alves, presidente do Conselho Científico daquela instituição, na cerimónia solene.
“Esta memória exige-nos a mais alta responsabilidade, obriga-nos a mantermo-nos unidos à volta do grande sonho que foi e ainda é o ISAVE, à volta deste grande projecto de desenvolvimento sócio-cultural para o concelho da Póvoa de Lanhoso e para toda esta região”, frisou ainda aquele responsável, que se mostrou confiante de que existem condições para “recolocarmos esta instituição no caminho da mais e melhores êxitos académicos”.
“Depois de tempos conturbados e com algumas indefinições, sentimos agora que o ISAVE está diferente. Diferente para melhor, mais intenso, mais vivo, mais directo, mais aberto, com sol e com futuro. A Associação de Estudantes do ISAVE tem tido com a Administração de Insolvência um contacto diário e em tudo somos chamados e tudo nos é explicado. Neste novo ISAVE não nos sentimos de parte, sentimo-nos como parte integrante de uma estrutura que se solidifica com ideias renovadas e coerentes”, referiu Ana Valente, vice-presidente da Associação de Estudantes do ISAVE (AEI), lendo algumas das palavras endereçadas pelo presidente da AEI, Tiago Couto.
As cerimónias comemorativas do 9.º Aniversário do ISAVE tiveram o seu início pelas 10h30, com uma missa de homenagem ao Monsenhor Eduardo Melo Peixoto, celebrada pelo Padre Marco Gil, à qual se seguiu a sessão solene, no auditório da instituição, que, para além dos intervenções, contou com a entrega dos prémios de mérito aos melhores estudantes do ano lectivo de 2009/2010 e a entrega dos diplomas.