Encenador e director artístico do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso


Moncho Rodriguez
traça balanço positivo


Em declarações ao jornal “Maria da Fonte”, Moncho Rodriguez, encenador e director artístico do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso (CCPL), traçou um balanço positivo da actividade do CCPL em 2010.
“Em 2010, o Centro de Criatividade fez 60 apresentações para 80 pessoas. Estamos a falar de números que dificilmente as companhias subsidiadas ou projectos subsidiados pelo Governo central alcançam dentro deste país. Mais do que os números o mais importante é analisar e observar o que o Centro de Criatividade proporciona não só na Póvoa de Lanhoso mas dentro da região. A filosofia de trabalho, o projecto do CCPL é visto, hoje, como um projecto que deve ser replicado em vários locais. É um projecto que ensaia e se cria com as energias da Póvoa de Lanhoso”, referiu Moncho Rodriguez.
“Há uma esperança muito grande de que um dia possa haver o reconhecimento de vilas como esta, de lugares tão pequenos como este, e dos projectos tão importantes que desenvolvem que estão directamente ligados ao desenvolvimento comunitário”, adianta ainda aquele responsável.

Os novos projectos
Depois de Cavalinho Azul e Despertar de Primavera, o CCPL está envolvido na encenação de “O Pranto da Maria Prada”, numa co-produção com Gilberto Brito, conceituado actor brasileiro, que escolheu a Póvoa de Lanhoso para a montagem do seu espectáculo. “É um projecto interessantíssimo porque nos coloca, de alguma forma, além fronteiras. Vai ampliar a visibilidade que o Centro de Criatividade tem. Coloca a Póvoa de Lanhoso, de alguma forma, como um lugar priveligiado dentro de Portugal para parcerias internacionais. Vamos ter “O Pranto de Maria Prada” em co-produção com o Governo do Estado de Pernambuco e a Formação de Artes de Pernambuco, no Brasil”, explica o encenador.
“Temos um programa ainda este ano para dar visibilidade e divulgar o Castelo de Lanhoso e a história local. Dentro desse programa no mês de Maio, vamos ter um espectáculo que falará de D. Teresa”, anuncia Moncho Rodriguez.
Para o Verão, o Castelo de Lanhoso vai ser ainda palco da encenação “O Desejado”, que irá abordar o mito de D. Sebastião.
Ainda este ano, o CCPL retoma o programa com as crianças, como os pequenos a contar histórias a pequenos, sobre o Castelo e a memória local.

Oficinas envolvem mais de 500 participantes
Revelando que o objectivo é transformar a visão social pela cultura, pela evolução cultural, Moncho Rodriguez, encenador e director artístico do CCPL, revela que “neste momento são 520 os alunos que trabalham semanalmente com o Centro de Criatividade”. Alunos formais e informais que beneficiam das oficinas do CC.
Voz e Canto, Hip-Hop, Viola, Interpretação Teatral, Jogos Teatrais, Percussão, Sarau da Memória e Centros de Convívio são algumas das áreas das oficinas do CCPL, num total de 520 formandos.

Projecto educativo ultrapassa o concelho
“Este nosso projecto educativo está muito centrado na Póvoa de Lanhoso mas ultrapassa os limites do concelho. Já realizamos acções de sensibilização ambiental, com peças de teatro, em todas as escolas abrangidas pela AMAVE”, adianta o director.
O desafio para este ano, e segundo o encenador, passa por acções de sensibilização ambiental, na vertente teatral, tanto nas escolas de abrangência da AMAVE como da BRAVAL.
“Estamos a falar de mais de 150 apresentações, ainda este ano, em todas as escolas, no âmbito da sensibilização ambiental”, refere Rodriguez.