Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso

Brasileiro prepara espectáculo

“O Pranto de Maria Parda” é o espectáculo que está a ser preparado, na Póvoa de Lanhoso, pelo reconhecido actor brasileiro Gilberto Brito. De acordo com a Câmara Municipal, Gilberto Brito, um dos grandes actores do teatro brasileiro, premiado em diversas ocasiões pela crítica e em festivais de teatro do Brasil, escolheu o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso (CCPL) para a montagem do seu próximo espectáculo, “O Pranto de Maria Parda”. A estreia do espectáculo está marcada para o dia 13 de Maio, pelas 21h30, no Theatro Club, num produção que integra o Programa das comemorações dos 10 anos da reabertura e de programação regular do Theatro Club da P. Lanhoso.
“O Pranto de Maria Parda” será uma co-produção Brasil/Portugal, que pretende dar uma nova roupagem ao texto de Gil Vicente, interpretado pelo referido actor. “Trata-se de um grande desafio e que coloca o CCPL (projecto cultural da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso) no circuito internacional de co-produções teatrais. O investimento da montagem será suportado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da FUNARTE, cabendo ao CCPL o acolhimento do actor em Residência Artística e ao encenador Moncho Rodriguez a direcção geral do espectáculo”, revela a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Com este desafio de uma nova montagem do texto vicentino “O Pranto de Maria Parda”, que pretende acentuar a ligação cultural entre Portugal e o Brasil, principalmente com o Nordeste Brasileiro, depositários de grande parte do nosso memorial ancestral, a produção do espectáculo prevê uma longa carreira pelos principais teatros do Brasil. Com esta produção, o CCPL passa a ser um parceiro privilegiado da FUNDARPE (Fundação de Artes de Pernambuco) para projectos de intercâmbio entre Portugal e o Brasil. Os ensaios iniciaram-se em Março. O espectáculo terá a estreia e algumas apresentações na Póvoa de Lanhoso, como a que está agendada para o dia 14 de Maio, pelas 21h30, no Theatro Club”, dá ainda conta a autarquia.