NOTAS

Novo centro educativo no centro do debate
Felicitando, a título pessoal, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, pela “coragem que demonstrou quanto à localização do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes”, António Carvalho, do PS, considerou que o presidente da Câmara Municipal ao apontar a localização S. Martinho do Campo/Louredo demonstrou isenção, independência e coragem, acrescentando, ainda, que não fazia sentido colocar o equipamento numa zona lateral às freguesias que irá servir.
Recorde-se que o Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes irá ficar localizado na freguesia de S. Martinho do Campo e servirá, a par desta, as freguesias de Louredo, Vilela e Santo Emilião.
Apesar de felicitar o presidente da Câmara Municipal pela escolha daquela localização, António Carvalho interpelou Manuel Baptista quanto ao facto de não ter aceite dois terrenos que seriam oferecidos na freguesia de Louredo e ter optado por adquirir, por 100 mil euros, um terreno na freguesia de S. Martinho do Campo, ainda que bem localizado.
Às questões levantadas pelo líder da bancada socialista, Manuel Baptista apontou que as duas ofertas iam ficar mais caras, tendo optado por adquirir um terreno que será comparticipado pelo QREN, ficando a autarquia apenas com um encargo de 20% do custo do referido terreno.
O assunto mereceu a intervenção de Fernando Carlos, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Campo. Apontando que havia oferta de terrenos em Louredo mas também existiam contrapartidas, o presidente da Junta de Campo referiu que, no caso do terreno adquirido para a implantação do novo centro educativo, não houve qualquer contrapartida e que o mesmo tem, bem próximo, a rede de água e saneamento.

CDS/PP preocupado com o sobreendividamento
“O sobreendividamento é, a par da crise e em resultado dela, um dos mais graves e sérios problemas com que muitas famílias portuguesas hoje se debatem, fenómeno igualmente presente, e em cada vez maior escala, no nosso concelho”, revelou o CDS/PP num requerimento apresentado na Assembleia Municipal. No documento, que pretende assumir a forma de recomendação, o CDS/PP aconselha a Câmara Municipal, através do Pelouro da Solidariedade Social, e enquadrado no Gabinete do Munícipe, levar a cabo acções de esclarecimento da população, através de técnicos credenciados ou de empresas vocacionadas para o efeito e que, dessas acções, seja dada a mais ampla publicidade às populações, no sentido de que os interessados a elas possam recorrer.
A recomendação deixada pelo CDS/PP foi acolhida, com agrado, por parte do PS e PSD, assim como por parte do executivo municipal.