Dia Internacional da Mulher


Socialistas reunidas em jantar
Cerca de duzentas mulheres socialistas reuniram-se, na tarde de sábado, no restaurante Põe-te a Pau, em Fontarcada, no concelho da Póvoa de Lanhoso, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. “Mulher, um Poder Sem Limites” foi o tema do workshop que antecedeu a realização do jantar-convívio, organizado pela concelhia do Partido Socialista da Póvoa de Lanhoso e Departamento Federativo Distrital das Mulheres Socialistas.
Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura, foi a convidada de honra num momento que contou com a presença de Palmira Maciel, presidente do Departamento Federativo Distrital das Mulheres Socialistas, de Isabel Coutinho, deputada da Assembleia da República, de Isabel Jorge, ex-deputada da Assembleia da República e ex-presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso, e de Paula Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Candoso (S. Martinho), do concelho de Guimarães.
Discutir e realçar a importância da presença e participação das mulheres na actividade política foi um dos propósitos da iniciativa.
A abertura do evento contou com a presença de Belarmino Dias, presidente da Comissão Política do PS da Póvoa de Lanhoso, que deu as boas-vindas às mulheres socialistas do distrito e desejou uma jornada de trabalho produtiva.
Cada uma das convidadas transmitiu, às presentes, a história das suas trajectórias de sucesso político e da sua vivência pessoal. “Queremos com estes discursos incentivar e encorajar mais mulheres para a política”, referiu Palmira Maciel, na sua intervenção.
“Nós, mulheres, só temos uma via: impormo-nos pela competência”, disse Paula Oliveira, eleita presidente de Junta aos 29 anos, que salientou as dificuldades de conciliação da vida política com a vida pessoal, uma vez que o cargo de autarca exige uma dedicação a tempo inteiro. Relembrando o seu percurso político, Isabel Jorge destacou o enorme contributo dado pelo PS para alcançar a igualdade de géneros.
A lei da paridade, a interrupção voluntária da gravidez, os planos de igualdade e não discriminação e a introdução do conceito de parentalidade foram algumas das alterações legislativas introduzidas pelo PS e enaltecidas por Isabel Coutinho, deputada na Assembleia da República.
A emancipação conseguida pelas mulheres ao longo dos tempos mereceu o destaque de Isabel Pires de Lima. A ex-ministra do Governo de José Sócrates ressalvou, ainda, a importância do controlo da natalidade, do acesso das mulheres ao conhecimento e da conquista da igualdade de oportunidades.
“Todas temos presente o muito que tem sido feito, pelo nosso partido, para a integração da mulher na vida cívica do nosso país. E nós, mulheres povoenses, temos o direito e o dever de aceitar esta valorização. É que, nós também fazemos falta e sabemos disso”, incentivou Noela Abreu, da concelhia da Póvoa de Lanhoso, no encerramento dos trabalhos.
Aquela responsável do PS salientou a importância de se elevar o número de mulheres nas listas do Partido Socialista da Póvoa de Lanhoso, envolvendo-as na partilha de responsabilidade, promovendo, dessa forma, uma maior participação das mulheres na vida política da Póvoa de Lanhoso.
“É muito importante que se mantenha este espírito de solidariedade e de afirmação feminina entre os concelhos do distrito, que só dignifica e fortalece as mulheres socialistas e, consequentemente, o PS distrital e nacional”, referiu ainda Noela Abreu, agradecendo a presença das mulheres socialistas dos concelhos de Braga, Famalicão, Guimarães e Cabeceiras de Basto.
O momento foi ainda aproveitado para prestar um reconhecimento, por parte da concelhia da Póvoa de Lanhoso, a Isabel Jorge e Rita Araújo, ex-presidentes da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso, e a Maria Emília Sousa Fernandes, que presidiu à Junta de Freguesia de Brunhais, no concelho povoense.
“Lembramos, nelas, todas as mulheres, que neste concelho, e por esse país fora, se entregam empenhadamente à causa pública, tanta vezes com prejuízos pessoais e familiares, mas nem assim com menor envolvimento, entusiasmo e, sobretudo, competência”, disse Clarisse Matos Sá, do Secretariado do PS da Póvoa de Lanhoso.