Comemoração do Dia da Protecção Civil

Crianças e os meios de socorro
Cerca de 350 crianças, das escolas da vila da Póvoa de Lanhoso, participaram, terça-feira, dia 1 de Março, nas comemorações do Dia da Protecção Civil. A iniciativa, promovida pelo Gabinete Municipal de Protecção Civil, permitiu aos mais pequenos o contacto com os meios de socorro, numa actividade que envolveu os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, o Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo Sampaio e os alunos do Clube de Protecção Civil da Escola Profissional do Alto Ave. A estas entidades, juntou-se ainda Hercílio Campos, Comandante Operacional Distrital de Braga da Protecção Civil, e elementos afectos ao Regimento de Cavalaria n.º 6, de Braga.
Alunos do Centro Educativo António Lopes e da Escola EB1/JI da P. Lanhoso ficaram a conhecer de perto alguns dos meios de socorro dos soldados da paz povoenses e tiveram a oportunidade de se transformar, por alguns minutos, em bombeiros.
Na Praça Eng. Armando Rodrigues, no centro da vila, os bombeiros povoenses compareceram com uma ambulância, um veículo de reabastecimento, uma viatura florestal e uma auto-escada, que fizeram as delícias dos mais novos. “O objectivo é levar as preocupações ao nível da prevenção às escolas. Fundamentalmente, é fazer com que os mais pequenos se empenhem neste acto de cidadania que é, por exemplo, a prevenção dos fogos florestais. É um martírio que nos afecta todos os anos e o município da P. Lanhoso está preocupado com esta situação”, referiu Armando Fernandes, vereador responsável pelo Pelouro da Protecção Civil da autarquia povoense. De acordo com aquele responsável, está em fase de elaboração o Plano Municipal de Emergência, num documento que se prevê estar concluído em meados deste ano. Depois do período de discussão pública, previsto por lei, aquele documento será levado à Assembleia Municipal, para discussão e votação. No tocante à protecção civil municipal, ainda está por nomear o Comandante Operacional Municipal. Ainda sem perspectivas quanto à referida nomeação, Armando Fernandes, vereador da Protecção Civil, deu conta de que a mesma poderá ocorrer no momento de entrada em funcionamento do Plano Municipal de Emergência.
No final da iniciativa, cada aluno recebeu um certificado de participação, tendo ainda sido entregue, a cada uma das turmas, um CD com conteúdos sobre Protecção Civil para exploração em sala de aula.


Auto-escada deliciou
De capacete na cabeça, como verdadeiros bombeiros, os mais pequenos tiveram a oportunidade de apreciar a paisagem da vila desde o alto da auto-escada. Deveras entusiasmados, os mais novos contagiaram os presentes com a sua alegria. “Os bombeiros são importantes. Gostei muito de subir na auto-escada”, disse Ana Filipa de 7 anos, que naquela manhã teve ainda oportunidade de ficar a conhecer por dentro uma ambulância e de experimentar o “combate” a um incêndio.
Higino, de 8 anos, partilhava da mesma alegria que a amiga Ana Filipa. “Gostei. Nunca tinha estado numa auto-escada. Lá de cima é bonito. Vi a Câmara Municipal e o Parque do Pontido”, disse o aluno do Centro Educativo António Lopes.
“Gostava de ser bombeiro mas decidi ser cozinheiro”, referiu Alexandre, de 8 anos. Deveras corajoso, demonstrou não ter tido medo em subir na auto-escada. “Gostei. Não tive medo e foi muito divertido”, disse o jovem Alexandre, que se mostrou disposto a repetir a experiência.
Com 8 anos, a Margarida partilhava da mesma alegria e coragem dos amigos. “Não tive medo. O que mais gostei foi ter estado no cimo da auto-escada”, disse. “Para nós Bombeiros, é sempre boa a ligação com a população. Gostamos de estar junto da população. Com as crianças, há sempre uma adesão muito boa e eles são fonte de alegria. Talvez estejam aqui alguns futuros bombeiros”, disse António Veloso, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
Para Luís Ferreira, coordenador do Centro Educativo António Lopes, a iniciativa assume-se de grande importância, uma vez que a protecção civil é uma questão que diz respeito a toda a gente. “É de pequenino que se deve começar a pensar seriamente neste problema. As crianças adoram quando se fala em bombeiros pois é uma instituição que lhes diz muito e a maior parte deles têm familiares que são bombeiros”, referiu aquele responsável do centro educativo da vila da Póvoa de Lanhoso.