Fontarcada


Cães da GNR fascinaram...
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Protecção Civil, a Escola EB1/JI de Simães, na freguesia de Fontarcada, recebeu, na tarde de segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, a visita de uma Equipa Cinotécnica da GNR. Os cães da GNR foram as estrelas da festa e deixaram maravilhados os mais pequenos. A acção, organizada pelos militares do Programa Escola Segura do Destacamento Territorial da GNR da Póvoa de Lanhoso, permitiu dar a conhecer aos mais pequenos as actividades desenvolvidas pelas equipas de cino- tecnia da GNR.
Para além dos alunos da escola de Simães e Arrifana, ambas da freguesia de Fontarcada, a iniciativa contou com a presença dos alunos da Escola de Arosa (Guimarães), assim como dos alunos do Jardim-de-Infância de Oliveira. Obediência, manutenção da ordem pública e detecção de explosivos foram as acções realizadas pelos dois binómios (Soares/Spring e Peixoto/Ruca) da GNR.
Spring, usado para manutenção da ordem pública, e Ruca, perito em detecção de explosivos, colocaram-se em acção e divertiram os mais pequenos.
Com 10 anos, Raquel Morais assistiu, pela primeira vez, ao trabalho da equipa cinotecnica. A detecção de explosivos foi a actividade que mais agradou à pequena Raquel, numa opinião partilhada por Dylan, de 8 anos, que considerou aquela como uma tarde bem passada.
Tanto Daniel Alexandre, de 9 anos, como Beatriz Coimbra, de 9 anos, já tinham assistido a uma demonstração das equipas cino-técnicas, por ocasião das come-morações do Dia Mundial da Criança. Para Daniel, a manutenção da ordem pública foi a sua preferida, ao passo que a pequena Beatriz apreciou a demonstração de obediência.
A opinião foi unânime e os mais pequenos consideraram aquela como uma tarde bem passada e muito divertida.