Heart Parade


Corações no Largo António Lopes
O Largo António Lopes, na vila da P. Lanhoso, encheu-se de corações. No âmbito da iniciativa, Heart Parade, que já vai na segunda edição, escolas e instituições deitaram mãos à obra e adornaram os corações de filigrana com materiais reciclados. Mais uma vez, a criatividade esteve ao mais alto nível. O evento, que integrou o cartaz das festas de S. José, contou com a presença de vinte trabalhos a concurso das escolas e instituições de solidariedade social do concelho da P. Lanhoso. Verdadeiramente inspirados, os utentes, dirigentes e colaboradores das várias entidades presentearam o Largo António Lopes com trabalhos de rara beleza, todos eles feitos com materiais reciclados.
A Associação dos Deficientes Visuais do Distrito de Braga foi a grande vencedora no 2.º escalão, destinado às escolas do 2.º e 3.º ciclo, secun dário e IPSS'S. No 1.º escalão, dirigido aos jardins-de-infância, os trabalhos vencedores foram da autoria do Jardim-de-Infância do Centro Social e Teresiano de Verim e do Jardim-de-Infância de S. Martinho do Campo.
A estes juntam-se ainda várias menções honrosas, atribuídas ao Centro Educativo António Lopes, no 1.º escalão, e à Casa de Trabalho de Fontarcada, Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião, Escola EB 2, 3 de Taíde e Lar de S. José, no 2. escalão.
“Este concurso tem um espírito que é do de aliarmos esta nossa arte maior, que é a filigrana, com as questões ambientais, com a sensibilidade ambiental”, disse Fátima Moreira, vereadora da Câmara Municipal. Agradecendo a todos os participantes, a responsável da Cultura do Município da Póvoa de Lanhoso salientou que “este é um concurso que já marca as Festas de S. José desde o ano passado”. Tecido, corda, botões, pacotes de leite, rede, fios de lã, pinhas, cortiça, folhas de espigas, cd's e sacos plásticos foram alguns dos materiais usados para enfeitar as várias estruturas em forma de coração.

Oragos e Santos Padroeiros
Inaugurada no dia 18 de Março, a Sala de Interpretação do Território tem patente uma exposição dedicadas aos oragos e padroeiros das freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso. A par das imagens, algumas de rara beleza, os visitantes têm a oportunidade de ficar a conhecer, em pormenor, a vida dos oragos e padroeiros das 29 paróquias do concelho. A exposição mantém-se até Junho.

A Arte do Ouro
A Galeria do Theatro Club recebe, até ao dia 27 de Março, a exposição “A Arte do Ouro – Aqui se faz”. A iniciativa conta com a presença de vários utensílios ligados à arte de trabalhar o ouro, assim como diversos painéis e peças em ouro. A par dos modelos tradicionais, a mostra contempla modelos ligados ao design e inovação. Aqui se fez, aqui se faz, aqui se usa, aqui se expressa a religiosidade e aqui se inova vão os temas dos painéis presentes na exposição.
“Uma arte que se reinventa conti-nuadamente, associando design de inovação ao saber-fazer ancestral, geram peças de grande valor técnico e artístico e potenciam uma dinâmica de sucesso”, pode ler-se no painel “Aqui se inova”.
Fole, forja, embutedeira, carinho de puxar fio, cacifo da solda, maçarico de boca e base de solda são alguns dos objectos em destaque no Theatro Club. A exposição, da autoria da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso conta com a parceria do Centro de Criatividade e do Museu do Ouro de Travassos.