Festas de S. José


Feira do Gado atraiu forasteiros
Realizada na manhã de sábado, dia 19, no Parque do Pontido, a feira do gado e o concurso pecuário são duas actividades que atraem muito público, oriundo tanto do concelho da Póvoa de Lanhoso como dos concelhos vizinhos. Durante a manhã, são muitos os curiosos que se deslocam até ao Parque do Pontido, na vila, para apreciar os vários exemplares trazidos pelos criadores, que este ano marcaram presença em menor número.
Ao longo do recinto, os criadores iam preparando os animais para participar no concurso, tarefa que envolvia várias pessoas. Dar os últimos retoques no pêlo dos animais e nos chifres, colocar o laço vermelho em volta do pescoço e dos chifres eram algumas das actividades que se podiam avistar no recinto.
“Desde que aqui chegamos limpamos e preparamos os animais para o concurso. Untamos os cornos para ficarem mais reluzentes e colocamos um produto no pêlo, que preparamos com vinho, para ficar mais vistoso”, explicou Nuno Cunha, um dos criadores presentes, residente em Revelhe, no concelho de Fafe.
“Vejo aqui venho há mais de 30 anos. Os meus pais já vinham a esta feira. É uma feira muito antiga e com muita tradição”, disse ainda Nuno Cunha.
“Ontem tomaram banho. Hoje, damos os últimos retoques. No pêlo, colocamos vinho com açúcar. Escovamos o pêlo ao contrário para ficar mais bonito”, completou Fernando Gonçalves, da freguesia de Pinheiro, do concelho de Vieira do Minho. Para o concurso, este criador vieirense trouxe seis animais da raça barrosã.
“É e sempre foi uma grande feira. Apesar dos prémios serem pequeninos, continua a ser uma grande feria”, disse ainda Fernando Gonçalves.
Vindo de Quinchães, no concelho de Fafe, Carlos Cunha trouxe seis animais da raça barrosã. “Venho a esta feira desde o meus 12 anos. Vinha com os meus pais”, explicou, considerando aquela como “uma feira em condições”. Satisfeito com os prémios que tem obtido ao longo dos últimos anos, Carlos Cunha considerou que a feira terá cada vez menos animais a concurso devido às aperta-das medidas de fiscalização.
No recinto da feira do gado e concurso pecuário compareceram técnicos da Direcção-Geral de Veterinária. Uma vez que só existia licenciamento para o gado bovino, tanto na feira como no concurso, foi proibida a entrada das várias carrinhas com equídeos, facto esse que gerou bastante descontentamento entre os presentes. Mais uma vez, o concurso de gado não contou com animais provenientes de criadores do concelho da Póvoa de Lanhoso.