Festas de S. José


Actividades desportivas
O primeiro fim-de-semana das festas foi marcado, quase em exclusivo, pelas actividades deportivas. Passeio BTT, passeio todo-o-terreno, festival de natação, concurso de pesca e grande prémio de atletismo foram as actividades que marcaram o primeiro fim-de-semana das Festas em honra de S. José, nos dias 12 e 13 de Março.
Para o última dia de festa, dia 20 de Março, ficou reservada II Concentração de Motas Clássicas e o XI Grande Prémio de Tiro aos Pratos, no Campo de Tiro, em Oliveira.
Dado que o Passeio Pedestre de S. José foi adiado devido às más condições atmosféricas que se fizeram sentir naquele fim-de-semana, o arranque das festividades foi dado pelo 5.º Passeio TT, numa prova organizada pela Associação Desportiva Todo-o-Terreno da Póvoa de Lanhoso. O passeio contou com 140 participantes, num total de 63 viaturas. Com a concentração marcada para as 8h30, no Parque do Pontido, o arranque do passeio TT teve lugar pelas 9h30, com um percurso delineado interiramente pelo concelho da Póvoa de Lanhoso.
Inquiridos alguns participantes, este consideraram o percurso de “excelência” e muito bem estruturado. Nota de realce para as alternativas dificultadas, “desenhadas” para regozijo dos mais corajosos e aventureiros. Depois de uma pausa para almoço, o passeio retomou a sua marcha pelos traçados previamente delineados, passando por zonas com diversas dificuldades conjuntas, permitindo assim que os participantes pudessem dispor de algum momento de convívio e adrenalina. Um jantar, em Monsul, marcou o final deste passeio, bem do agrado de todos os participantes.
Depois dos jipes, seguiram-se as bicicletas, com mais de 800 betetistas a inundar as principais artérias da vila da Póvoa de Lanhoso, naquele que foi o VII Pelos Trilhos Maria da Fonte, numa organização do BTT Maria da Fonte.
Num percurso de cerca de 40 kms, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer traçados únicos, repletos de adrenalina. Fontarcada, Vilela, Taíde, Brunhais, Travassos, Oliveira e Póvoa de Lanhoso foram os locais de passagem dos betetistas. O evento já ultraprassa fronteiras e a edição deste ano contou com a presença de alguns participantes espanhóis.
Realizado no domingo, dia 13 de Março, na Pista de Pesca em Santo Emilião, o XXVII Concurso de Pesca de S. José, organizado pela secção de pesca do Maria da Fonte, contou com a presença de 63 participantes, representativos de 15 clubes de pesca. O "Amadores de Pesca de Beire" foi o vencedor absoluto da prova, seguindo-se o Celorico de Basto, em 2.º lugar, e o Clube de Pesca de Amarante, em 3.º lugar.
Cerca de cem motos clássicas marcaram presença na 2.ª Concentração de de Motas Clássicas, realizada nos Paços do Concelho, pelo Moto Clube Maria da Fonte, no passado domingo, dia 20 de Março.
A concentração teve o seu início pelas 9 horas, seguindo-se, pelas 12 horas, o passeio de motas clássicas, ao longo de algumas das artérias de vila. Posto isto, os "motards" dirigiram-se para a freguesia de Taíde, onde aí teve lugar o almoço-convívio. A tarde daquele dia ficou marcada pela entrega de taças e sorteio de prémios.
No tocante à prova de tiro, também ela realizada no passado domingo, Gonçalo Carvalho, que integra a equipa de tiro do Clube de Caçadores da Póvoa de Lanhoso, foi o grande vencedor. A nível dos participantes do concelho, o prímeiro lugar foi obtido por Nuno Abreu.