Rotary Clube da Póvoa de Lanhoso

Cidadania em debate

Esteve presente, na Casa da Botica, na Póvoa de Lanhoso, no dia 18 de Janeiro, o Prof. Dr. António José Fernandes, professor catedrático aposentado da Universidade do Minho e professor catedrático na Universidade Lusófona, do Porto, que abordou questões relacionadas com a Cidadania.
As diferenças entre nacionalidade e cidadania, esta última quando o indivíduo partilha da coisa pública e tem o direito de participar, directa ou indirectamente no exercício de soberania, foram também abordadas.
As confusões entre civismo e cidadania, com esta última a ser usada muitas vezes de forma indevida, foi também alvo de explicação por parte do orador presente.
Cidadania é, segundo o prof. Dr. António José Fernandes, o vínculo político-jurídico que liga o indivíduo ao estado.
“Nem todos aqueles que são nacionais de um estado são cidadãos desse estado. Todos aqueles que são nacionais de um estado têm a nacionalidade desse estado. Cidadãos são aqueles que usufruem dos direitos políticos”, explicou o convidado do clube rotário. As alterações no regime eleitoral ao longo dos anos em vários países foram também abordadas no decurso daquela sessão.