António Celestino

Concurso literário

Criar e consolidar hábitos de leitura, fortalecer hábitos de escrita criativa e valorizar a expressão literária são os objectivos do Concurso Literário António Celestino, promovido pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares vai promover.
Nascido na Póvoa de Lanhoso, em 1917, e autor de várias obras como “Gente da Terra”, prefaciada por Jorge Amado, “Antigamente era san johan de rei”, e “Uma Vida em Si Menor”, António Celestino dá nome ao concurso literário.
De entre os vários itens, o regulamento do “Concurso Literário António Celestino” determina que “os concorrentes deverão produzir um texto narrativo original e inédito, em Língua Portuguesa, com um mínimo de uma página e um máximo de dez páginas de tamanho A4.
O tema é livre e vai-se processar em três escalões etários: 1º ciclo (até aos 10 anos); 2º e 3º ciclos (entre os 10 e os 16 anos); e público em geral (maiores de 16 anos)”.
“Os trabalhos serão apreciados e seriados por um júri constituído por elementos de cada Agrupamento/Escola e da Biblioteca Municipal”, revela a autarquia, em nota de imprensa.
Os trabalhos, que devem ser entregues até ao dia 1 de Abril, podem ser entregues nos seguintes locais. Biblioteca Municipal/Casa da Botica, Biblioteca do Agrupamento de Escolas Prof. Gonçalo Sampaio, Biblioteca do Agrupamento Vertical de Escolas do Ave e Biblioteca da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
Os interessados em participar, são obrigados a consultar o regulamento criado para o efeito. Quanto a prémios, o regulamento estabelece que será atribuído um prémio de um dia no DiverLanhoso e de cheques-livro aos três melhores trabalhos do 1º Ciclo e três melhores trabalhos do 2º e 3º ciclo, assim como um prémio de uma Visita à Casa da Música – Porto, com direito a assistir a um espectáculo aos três melhores trabalhos a partir dos 16 anos.