Empresas

Mais cem postos de trabalho


O Parque Industrial de Mirão, na Póvoa de Lanhoso, e o edifício da Escola EB1/JI de Ferreiros, são os locais que se preparam para receber as três novas empresas que vão estabelecer a sua actividade no concelho. A vinda de três novas empresas para o concelho povoense vai gerar mais de cem postos de trabalho directos.
A criação duma incubadora de empresas, no antigo edifício da Escola EB1/JI de Ferreiros irá dar nova vida ao edifício que encerrou as suas portas no passado mês de Setembro, com a abertura do Centro Educativo do Cávado, em Monsul, que alberga os alunos das dez freguesias do baixo concelho. A Plako, empresa sediada em Braga, é a primeira empresa a integrar aquele projecto empresarial.
O anúncio da vinda das novas empresas, e a celebração de acordos de parcerias com duas das empresas decorreu no dia 28 de Janeiro, na Câmara Municipal.
“Concelho amigo do investimento” foi o slogan que acompanhou o momento de apresentação dos novos projectos.
Mobiliário estofado, caixilharia e desenvolvimento de soluções que tenham por base a infraestrutura da internet são as áreas a que estão ligadas as três empresas que se preparam para implantar as suas unidades no concelho da Póvoa de Lanhoso.
Depois da apresentação das três empresas, uma das quais espanhola, e da assinatura dos contra-tos de parceria, Manuel Baptista considerou aquele como “um dia muito especial para o concelho” e agradeceu a “todas as empresas que acreditaram neste executivo e neste concelho”.
Atendendo à crise que se vive neste momento, o presidente da Câmara Municipal referiu que valoriza qualquer empresa que venha para o concelho, independentemente de criar 10, 20 ou 100 postos de trabalho.
Destacando o trabalho colectivo do executivo e de vários elementos ligados à autarquia, o presidente, visivelmente feliz, considerou que “a Póvoa de Lanhoso sai mais rica neste momento, atendendo à crise que se vive”.
A vinda das três novas empresas para a P. Lanhoso permitirá, numa primeira fase, a criação de mais de cem postos de trabalho directos. A Plako, criada em 2004, e actualmente instalada em Braga, é a primeira empresa a integrar a incubadora de empresas, localizada na freguesia de Ferreiros. Para isso, a Câmara vai adaptar o espaço da antiga escola às necessidades dos projectos, cabendo aos inquilinos uma mensalidade que ajudará a suportar as despesas de funcionamento, manutenção e conservação. A antiga escola ficará transformada, de acordo com dados avançados pela autarquia, num espaço que disponibiliza serviços partilhados aos interessados.
Ligada à criação e desenvolvimento de soluções que tenham por base a infra-estrutura da internet, esta empresa, que aposta na inovação e qualidade dos produtos e serviços, irá gerar, numa primeira fase, a criação de cerca de 10 postos de trabalho directos. Ao contrário de muitas outras, que transferem as suas unidades para os grandes centros urbanos, esta empresa, ligada às novas tecnologias, optou pela vinda para uma área rural. Moisés Campos, da Plako, considerou que “a ideia da incubadora foi uma excelente ideia e aquele vai ser um projecto de sucesso”.
A Aquinos, ligada à produção de mobiliário estofado, com origem em Tábua, no distrito de Coimbra, e a Allplas, empresas originária da Galiza (Espanha), e vocacionada para a produção de todos os tipos de soluções de cai-xilharia, são as duas empresas que ficarão instaladas no Parque Industrial do Mirão, na Póvoa de Lanhoso. Numa primeira fase, a unidade produtiva da Aquinos permitirá a criação de cerca de 100 postos de trabalho directos.
Trabalhando com materiais como o alumínio, pvc, aço inoxidável e ferro, a Allplas irá gerar cerca de 15 novos postos de trabalho, podendo esse número duplicar ou triplicar dentro de dois a três anos.
A Câmara informa que as pessoas que desejem entregar os seus currículos para estas novas empresas podem fazê-lo no Gabinete de Apoio ao Munícipe, que funciona no edifício dos Paços do Concelho, na Avenida da República, ou no Gabinete de Inserção Profissional (GIP), que funciona junto ao Banco de Voluntariado, na Avenida 25 de Abril, na vila povoense.