Arquivo

Jornal à distância de um clique

No final da conferência de encerramento das comemorações do 125.º aniversário do “Maria da Fonte”, Paulo Freitas, chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso reforçou a importância e a potencialidade que pode representar, ao nível das novas gerações e da forma como vêem o passado da Póvoa de Lanhoso, o facto de existir o arquivo do Jornal “Maria da Fonte” em formato digital e à distância de um clique.
Paulo Freitas apelou ainda às escolas e a quem tem responsabilidade ao nível da educação, para que “não desperdicem a nova ferramenta que é agora disponibilizada”.
Após alguns anos e milhares de horas de trabalho, as comemorações do 125.º aniversário do “Maria da Fonte” ficaram marcados pela apresentação do arquivo digitalizado. Face às dificuldades sentidas ao longo do processo de digitalização, dada à falta de meios adequados, Paulo Freitas deu conta da enorme satisfação por disponibilizarem 125 anos de história.
“É um trabalho que deve ser reconhecido e sublinhado. Este é um trabalho que temos orgulho em apresentar à Póvoa de Lanhoso”, disse o chefe da Divisão de Cultura do município povoense.
“O trabalho de digitalização é um dos marcos que fica das comemorações dos 125 anos. O passado é agora presente e um passado disponível para todos. Uma ferramenta importantíssima para o futuro de todos”, frisou Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, agradecendo a todos quantos colaboraram nas comemorações do 125.º aniversário do Jornal “Maria da Fonte”, tanto na edição especial como nas duas conferências.
O trabalho realizado pela Biblioteca Municipal foi também destacado por Fátima Moreira. Até ao dia 28 de Fevereiro, os interessados podem visitar a exposição documental do 125.º aniversário do “Maria da Fonte”. O arquivo digitalizado é um dos elementos que integra a exposição dos 125 anos. Através de um simples “clique”, os interessados podem percorrer as várias páginas que narraram os acontecimentos mais marcantes do concelho e do país.