Daniel Catalão, da RTP sobre os arquivos:

Preservação é o desafio no futuro

No encerramento das comemorações dos 125 anos do Jornal “Maria da Fonte”, Daniel Catalão, jornalista da RTP, deixou algumas preocupações relativamente à preservação dos arquivos digitais. Numa intervenção subordinada ao tema “Arquivos Digitais – Uma bomba relógio”, Daniel Catalão foi uma das presenças na segunda conferência do 125.º Aniversário do “Maria da Fonte”.
Profundo defensor do digital, para o qual aponta como vantagens a rapidez de acesso, o acesso simultâneo, o acesso directamente do posto de trabalho e a preservação, Daniel Catalão deixou algumas preocupações quanto à sobrevivência dos documentos guardados digitalmente, no tocante às incompatibilidades e à obsolescência do hardware e software. Na sua intervenção, o jornalista da RTP garantiu que “é preciso não só preservar os ficheiros como garantir que conseguem ser lidos e interpretados pelos sistemas”. Quanto ao futuro, e segundo Daniel Catalão, os arquivos digitais representam uma preocupação muito grande quanto à forma como vamos guardar os nossos dados.
Garantir a sobrevivência dos documentos guardados e garantir a sua leitura, uma vez que uma parte corrompida num ficheiro pode inviabilizar a sua compreensão, são alguns dos desafios futuros.
Desde modo, a recuperação de dados e a sua legibilidade são os dois problemas que se apresentam à arqueologia digital.
Para garantir o acesso à verdadeira informação, Daniel Catalão alertou para a necessidade de preservação dos documentos originais.
“Acho que a arqueologia digital vai ser mais difícil e um desafio mais complexo e, provavelmente, com me-nos êxito que a arqueologia tradicional”, disse o jornalista da RTP, no final da sua intervenção.