COMEMORAÇÕES DOS 125 ANOS

Arquivo do ‘Maria da Fonte’
.

– um acervo de conhecimento


“A revelação a partir do arquivo foi maravilhosa e fantástica. Emocionava-me com aquilo que descobria”, disse José Bento da Silva, professor da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, investigador e autor de várias obras, na conferência de encerramento do 125.º aniversário do Jornal “Maria da Fonte”, realizada a 29 de Janeiro, no Theatro Club. Profundo conhecedor do arquivo do Jornal “Maria da Fonte”, ao qual acedeu para a elaboração das suas obras, José Bento da Silva, iniciou, em 1990, a consulta dos milhares de exemplares que integram a colecção do “Maria da Fonte”, naquela que considera ser “uma experiência fantástica” e “uma fonte fantástica, inesgotável, um cofre de ouro fantástico de informação sobre a vida social, a política, o teatro, a toponímia, desporto, crescimento e desenvolvimento, sobre a vida toda da Póvoa de Lanhoso e do concelho”.
“De facto, as suas páginas mostram a vida da comunidade da Póvoa de Lanhoso e do concelho. Os jornalistas do “Maria da Fonte” foram sempre jornalistas talentosos”, destacou José Bento da Silva, relembrando a pessoa de Cremildo Pereira, que durante largos anos foi colaborador assíduo e dedicado do jornal e fruto das suas investigações, em Maio de 1982, foi ratificada a data do jornal, passando dos 92 para os 97 anos.
“Lendo as suas páginas, eu sinto, leio, vejo e oiço a Póvoa de palpitar”, destacou o docente, prestando homenagem a João Carvalho, que durante décadas orientou o “Maria da Fonte”.
Além da consulta do arquivo, presente na redacção do jornal, as pesquisas ao longo dos milhares de jornais foi realizada na Biblioteca Nacional, Biblioteca do Porto e Arquivo Distrital de Braga.
“Arquivos locais e tecnologias digitais: recursos autênticos para aprender e criar passado, presente e futuro” foi o tema apresentado por António José Osório, docente e investigador do Instituto de Estudos e da Criança, da Universidade do Minho. Apresentando exemplos de como a Internet alterou o projecto de vida de muitos portugueses, o docente da UM trouxe ao conhecimento dos presentes algumas ferramentas que podem ser utilizadas para levarmos o conhecimento junto dos mais novos.