Aniversário


Comemorações prosseguem
com conferências
e exposição documental

Depois da distribuição de uma edição especial do “Maria da Fonte”, a 3 de Janeiro, as comemorações do 125.º aniversário retomam sábado, dia 15, no Theatro Club, com a realização de uma conferência, cujo início está agendado para as 21h30. Armindo Veloso, director do “Maria da Fonte”, será o moderar da conferência “Jornal Maria da Fonte – 125 anos”, que terá com conferencistas Paulo Freitas (Divisão de Cultura e Turismo da CMPL), que abordará “A Fundação do Jornal Maria da Fonte”; José Abílio Coelho (Investigador do CITCEM/UM), sobre “A Imprensa Periódica na Póvoa de Lanhoso” e Felisbela Lopes (Universidade do Minho) sobre a “Imprensa no Desenvolvimento Local”.
“Esta primeira conferência abordará tudo o que está em torno da fundação do Jornal “Maria da Fonte”, cuja essência é uma questão recente. A identificação da razão objectiva da fundação do Jornal “Maria da Fonte” é um conhecimento recente, do ano passado. A relação que existe entre o Jornal “Maria da Fonte” e o livro de Camilo Castelo Branco; a razão por-que a primeira página do Jornal Maria da Fonte surge na segunda página do Castelo de Lanhoso são alguns dos exemplos que podem ser dados”, explica Paulo Freitas, da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Marcada para as 21h30, do dia 29 de Janeiro, a segunda conferência terá como ora-dores José Bento da Silva, professor da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, com “O Arquivo do Jornal Maria da Fonte”; Daniel Catalão, jornalista da RTP, com “Arquivos Digitais” e António José Osório, do IEC/Um, com “Arquivos locais e tecnologias digitais: recursos autênticos para aprender e criar o passado, presente e futuro”.
“O arquivo do Maria da Fonte é, talvez, o maior volume e o maior arquivo e fonte de informação de que a Póvoa de Lanhoso pode-se socorrer para os últimos 100 anos pois permite confrontar todas as outras fontes institucionais”, revela Paulo Freitas, referindo-se à importância do arquivo do MF.
“As comemorações dos 125 anos e o trabalho realizado pela Biblioteca nos últimos anos fez com que fosse criada uma oportunidade para se expor um grande volume de documentação e informação local e disponível”, revela Paulo Freitas...