Aniversário


Maria da Fonte
comemorou 125 anos

O lançamento de uma edição especial assinalou, no dia 3 de Janeiro, a passagem do 125.º aniversário do jornal “Maria da Fonte”.A par da edição especial, e numa parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a celebração da data contempla ainda a realização de duas conferências, a 15 e a 29 de Janeiro, e uma exposição documental sobre os 125 anos do “Maria da Fonte”, cuja abertura está agendada para as 22 horas.
A edição especial, de 32 páginas, enviada a todos os assinantes, foi distribuída pelos cerca de 5 mil alunos do concelho, num acto que contou com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Ao longo da mesma, os leitores ficam a conhecer alguns dos momentos marcantes da história do país e do concelho da Póvoa de Lanhoso nos últimos 125 anos. A primeira página da edição de 3 de Janeiro de 1886 é, pois, a capa desta edição especial.
“125 anos de uma instituição com o “Maria da Fonte” é muito tempo, passou por muitas histórias, passou pela monarquia, pela 1.ª República, passou pelo Estado Novo e hoje em democracia há 36 anos”, referiu Armindo Veloso, director do Jornal “Maria da Fonte” e administrador do grupo Arcada Nova, que integra, a par deste quinzenário, o jornal Correio do Minho, a Rádio Antena Minho e a agência de publicidade Vértice.
Referindo que o “Maria da Fonte” mantém-se vivo, activo e de boa saúde, Armindo Veloso destacou a “necessidade de reformular o produto para continuar a ser apetecível” pelas pessoas que assinam aquela publicação quinzenal.
“É o jornal mais antigo do concelho, é um jornal com 125 anos de existência e que ultrapassou já três séculos da vivência do concelho da Pó-voa de Lanhoso. É um dos patrimónios culturais mais importantes, ao nível da informação escrita, que temos no concelho da Póvoa de Lanhoso e por isso a Póvoa de Lanhoso está grata a todos aqueles que contribuíram para estes 125 anos”, referiu Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, entidade que se associou às comemorações...