Como foi...

Ano 2010 em revista

Fernando Carlos, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Campo, eleito em Outubro de 2009, foi o primeiro entrevistado do ano. Em declarações ao “Maria da Fonte” o autarca defendeu uma maior autonomia para as Juntas de Freguesia. Quanto à sua candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Campo, Fernando Carlos foi peremptório ao afirmar que “respondeu a um pedido da população”.

A tomada de posse de Humberto Carneiro, reconduzido no cargo de Provedor da Santa Casa, foi um dos assuntos em destaque na primeira edição de 2010. O “apelo sentido de genuíno de muitas dezenas de Irmãos” levou Humberto Carneiro a abraçar um novo mandato de 3 anos, uma vez que era seu propósito apenas cumprir os dois mandatos.

Nesta edição, o “MF” dá conta da nomeação do padre Marco Gil, pároco de Monsul, para Juiz do Tribunal Eclesiástico e Metropolitano de Braga. Aquando da publicação da notícia, a 1 de Janeiro, o sacerdote já se encontrava em exercício de funções.

A distribuição de cabazes aos idosos, pelo Centro Social e Paroquial de Monsul, o concerto de Natal na Igreja de Calvos, a distribuição de cabazes pela autarquia, o almoço dos utentes das IPSS’s e o jantar/convívio de Travassos, organizado pela Junta de Freguesia e grupo desportivo foram duas das actividades alusivas ao Natal que estiveram em destaque na primeira edição do ano. A recolha de donativos para a construção do Lar de Idosos do Centro Social de Serzedelo foi também anunciada.

No desporto, o Porto d’Ave seguiu em frente na Taça A. F. Braga e o Maria da Fonte terminou a primeira volta na liderança da tabela.

“Todas as pessoas deviam passar por este cargo pelo menos dois meses”, assegurou José Alberto Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Esperança, em entrevista. Após três meses como presidente da Junta de Freguesia de Esperança, o autarca mostra-se sensível aos problemas que afectam os idosos a as famílias mais carenciadas.

As quantidades recolhidas nos ecopontos, nas áreas de influência da Braval, bateram recorde. No decurso de 2009 foram recolhidas 14 mil toneladas de resíduos, com os aumentos a situarem-se nos 12,5%, quando comparados com 2008. A este aumento das quantidades recolhidas para reciclagem, alia-se, também, o aumento do número de ecopontos existentes na área da Braval.

A “troca de mimos” entre PS e PSD marcou a Assembleia Municipal. De entre outros assuntos, o acordo de princípio celebrado, no anterior mandato, entre o presidente da Câmara Municipal e os presidentes de junta PS foi um dos temas que mereceu reparos por parte da bancada socialista. Apesar de aprovado, o novo regimento da Assembleia Municipal mereceu reparos por parte do PS, que votou contra o mesmo.

O sucesso dos presépios de Garfe foi um dos temas em destaque no início do ano. Deveras satisfeito com o número de visitantes, apesar das rigorosas condições atmosféricas, o padre Luís Peixoto traçou um balanço positivo e apontou algumas das novidades a implementar no ano seguinte.

NIC da Póvoa de Lanhoso comandou mega-operação, que envolveu cerca de 120 militares e levou à apreensão de 30 mil euros em dinheiro, material estupefaciente e diverso material alegadamente furtado.

“Esta é uma freguesia que dá boas indicações para o futuro”, considerou António Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Fontarcada, eleito em Outubro de 2009. O novo presidente da Junta de Freguesia de Fontarcada, considerou ainda que, sem a Lear e o ISAVE, o parque industrial ficou parado, sem uso e sem rentabilidade.

Cerca de 90 pessoas participaram no jantar biológico, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, na Quinta Maria da Fonte, em S. Gens de Calvos. A ementa da noite privilegiou o porco bísaro.

Foram cerca de 200 os participantes no V Fórum Permanente de Teatro Amador, realizado na Póvoa de Lanhoso, nos dias 23 e 24 de Janeiro. Contando com a presença de elementos afectos a cerca de 40 grupos de teatro amador, os trabalhos abraçaram áreas como a formação de actores, iluminação, escrita criativa e cenografia.

Um idoso, da freguesia de Serzedelo, faleceu vítima de atropelamento. O acidente mortal ocorreu na Estrada Nacional 103 e a viatura interveniente pôs-se em fuga.