O destaque na primeira edição de Fevereiro foi dado ao Jantar das Janeiras das Juventude Socialista da Póvoa de Lanhoso, o qual contou com a presença de cerca de mais de 400 jovens. No decurso do jantar, Pedro Silva, coordenador cessante da JS, foi homenageado.

Jovem, de 26 anos, residente em S. Gens de Calvos, aspirante a oficial da PSP, perdeu a vida num acidente de viação, na A 28, próximo da Póvoa de Lanhoso. Acidente trágico deixou chocada a população.

Francisco Manuel da Silva, de 33 anos, é desde Outubro de 2009, presidente da Junta de Freguesia de Friande. Na entrevista concedida ao “Maria da Fonte”, Francisco Silva destacou a transformação do edifício da escola primária em centro de convívio com uma das obras a implementar.

Uma eucaristia, na capela de S. Gonçalo, o descerramento de uma lápide e uma exposição fotográfica foram as iniciativas que marcaram a passagem do 100.º Aniversário da morte de D. Elvira Câmara Lopes, numa organização da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.

Na primeira edição de Fevereiro, o “Maria da Fonte” dá destaque aos passeios pedestres, cuja primeira caminhada de 2010 tem lugar a 13 de Março, com o “Passeio de S. José”. O debate, organizado pela “Oportunidades”, alusivo ao combate à pobreza e exclusão social, o novo espectáculo do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, a recolha de alimentos, pelo Banco do Voluntariado, a construção do Centro Educativo do Cávado, em Monsul, a visita à Assembleia da República dos habitantes de Águas Santas foram outros dos temas noticiados na primeira edição de Fevereiro.

Uma explosão numa fábrica de explosivos, localizada em Taíde, provocou duas vítimas mortais. A tragédia, amplamente divulgada pelos órgãos de comunicação social, tirou a vida a um homem, de 55 anos, e a uma mulher, de 47 anos, residentes na Póvoa de Lanhoso e Oliveira, respectivamente.

Impulso – Associação Empresarial da Póvoa de Lanhoso é o nome da nova associação da Póvoa de Lanhoso, cuja apresentação ocorreu na Casa da Botica. Fernando Freitas, presidente da Comissão Instaladora da “Impulso”, revelou que a missão da nova associação passa pelo potenciar negócios, assim como contribuir para a dinamização do tecido empresarial e do desenvolvimento regional.

O mapa de pessoal da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso foi alvo de críticas por parte do PS. Os socialistas apontaram o dedo ao aumento de 1,6 milhões de euros com os custos com pessoal, relativamente a 2005.

Proveninentes das 31 paróquias do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso, 130 catequistas, participaram no 1.º Encontro Arciprestal do Catequista, realizado em Santo Emilião..

Revelando que foi o amor à sua terra que o levou a candidatar-se à Junta de Freguesia de Garfe, José Castro, em entrevista a este jornal, assume a rede viária e o saneamento básico como as suas duas grandes preocupações, não esquecendo, contudo, os desfavorecidos da sua terra.

A cor e a alegria invadiu a vila da Póvoa de Lanhoso. Centenas de crianças participaram no desfile das valências de primeira infância da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Aos mais novos, juntaram-se os utentes das valências sénior da Santa Casa, nomeadamente do Lar de S. José, Centro de Dia e Hospital António Lopes.