Taíde atraiu milhares


Devotos veneraram
Nossa Senhora do Porto d’Ave

Mais uma vez a tradição cumpriu-se. Milhares de pessoas passaram, nos últimos dias, pela freguesia de Taíde, no concelho da Póvoa de Lanhoso, para acompanhar a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora do Porto d’Ave, que teve lugar de 28 de Agosto a 5 de Setembro.
A majestosa procissão, na tarde de domingo, dia 5, foi um dos momentos altos das festividades em honra daquela santa. Debaixo de um intenso calor, os fiéis foram-se concentrando ao longo das várias ruas para acompanhar a passagem dos dez andores e das dezenas de figuras alegóricas, que deram um brilhantismo maior ao acto. A par destes, na imponente procissão, organizada pelos escuteiros de Taíde, estiveram representadas várias instituições da freguesia, nomeadamente o Rancho Folclórico de Porto d’Ave, Grupo Desportivo de Porto d’Ave, Grupo Coral de Porto d’Ave, assim como a Real Confraria de Nossa Senhora do Porto d’Ave e as entidades civis e religiosas.
E dado que a Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave é conhecida como a “romaria dos bifes e dos melões”, estas duas iguarias marcaram presença no recinto das festas. Com um preço entre 4 e 5 euros por quilo, os melões são os reis da festa, apesar deste ano os vendedores marcarem presença em menor número. “Há menos vendedores porque também há menos compradores”, explicou um dos responsáveis da Aires Aguiar Mesquita, de Famalicão. Dando nota de que o preço de venda se vai mantendo inalterado ao longo dos últimos anos, aquele responsável apontou a qualidade dos melões como a receita para o sucesso das vendas...