Elementos podem entrar para o clube por sugestão de elementos já partencentes
“Dedicação e o amor à causa são virtudes essenciais para pertencer a um clube rotário”
MF - O que se pretende com a Universidade Sénior?
AP - O objectivo principal é a ocupação das pessoas com uma determinada idade. As pessoas chegam à idade da reforma mas devem continuar com uma actividade, mental e física, para que não envelheça tão rapidamente. Não quer isto dizer que a Universidade Sénior é para velhos. Destina-se a pessoas menos jovens que estão desocupadas e têm a possibilidade de passar o seu tempo, instruindo-se, relembrando aquilo que já aprenderam e adquirindo novos conhecimentos. A estas actividades, juntam-se ainda actividades físicas, como a natação e a hidroginástica, que irão contribuir para manter a mobilidade das pessoas.
MF - Que disciplinas ou temas os alunos podem encontrar?
AP - Inicialmente, vamos ter o desenvolvimento da língua portuguesa, tal como cultura geral e popular e história. A língua estrangeira será o Inglês. Novas tecnologias como, por exemplo, a informática. Saúde e Teologia e, ainda, passeios temáticos, com visitas históricas ou de diversão. Vamos tentar ocupar as pessoas nos seus tempos livres.
MF - Em que dias vai funcionar?
AP - Temos aulas todos os dias e, à quarta-feira, de manhã, a aula de ginástica/hidroginástica. As aulas temáticas são à tarde, entre as 16h30 e as 18h30. O horário poderá ser flexível, desde que acordado com o Conselho Pedagógico.
MF - Muitas das iniciativas realizadas pelo clube rotário não chegam ao exterior. Concorda com uma maior abertura por parte do Rotary?
AP - Em Rotary nada é segredo. Acho que o rotary tem de ter mais contacto com a comunicação social para que os seus projectos e a sua vida interna sejam transmitidos para o exterior. De um modo geral, e não é só na Póvoa de Lanhoso, verifica-se essa situação, de o cidadão comum não ter conhecimento das actividades do rotary. Em cada mês há um tema. No próximo mês de Outubro, vamos prestar a homenagem ao profissional. Ainda não está definido qual será a profissão a homenagear e qual a pessoa a quem será prestada homenagem.
MF A cerimónia de homenagem ao profissional é um dos momentos marcantes do ano. Que outras iniciativas destaca?
AP - Há vários momentos marcantes em rotary. O principal é a visita do governador, que ocorreu no início deste mês. A esta, junta-se o aniversário do clube e a cerimónia de transmissão de tarefas, no final de Junho ou início de Julho, ocasião em que termina o ano rotário e muda o conselho director. Para o próximo ano, já temos indicado o presidente, o qual será o dr. António Lourenço, comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. Esses são os pontos mais marcantes mas, ao longo do ano, realizamos várias palestras associadas ao tema de cada mês...
Marcadores:
entrevistas,
rotarios