Elementos podem entrar para o clube por sugestão de elementos já partencentes


“Dedicação e o amor à causa são virtudes essenciais para pertencer a um clube rotário”

MF - O que se pretende com a Universidade Sénior?

AP - O objectivo principal é a ocupação das pessoas com uma determinada idade. As pessoas chegam à idade da reforma mas devem continuar com uma actividade, mental e física, para que não envelheça tão rapidamente. Não quer isto dizer que a Universidade Sénior é para velhos. Destina-se a pessoas menos jovens que estão desocupadas e têm a possibilidade de passar o seu tempo, instruindo-se, relembrando aquilo que já aprenderam e adquirindo novos conhecimentos. A estas actividades, juntam-se ainda actividades físicas, como a natação e a hidroginástica, que irão contribuir para manter a mobilidade das pessoas.

MF - Que disciplinas ou temas os alunos podem encontrar?
AP - Inicialmente, vamos ter o desenvolvimento da língua portuguesa, tal como cultura geral e popular e história. A língua estrangeira será o Inglês. Novas tecnologias como, por exemplo, a informática. Saúde e Teologia e, ainda, passeios temáticos, com visitas históricas ou de diversão. Vamos tentar ocupar as pessoas nos seus tempos livres.

MF - Em que dias vai funcionar?
AP - Temos aulas todos os dias e, à quarta-feira, de manhã, a aula de ginástica/hidroginástica. As aulas temáticas são à tarde, entre as 16h30 e as 18h30. O horário poderá ser flexível, desde que acordado com o Conselho Pedagógico.

MF - Muitas das iniciativas realizadas pelo clube rotário não chegam ao exterior. Concorda com uma maior abertura por parte do Rotary?
AP - Em Rotary nada é segredo. Acho que o rotary tem de ter mais contacto com a comunicação social para que os seus projectos e a sua vida interna sejam transmitidos para o exterior. De um modo geral, e não é só na Póvoa de Lanhoso, verifica-se essa situação, de o cidadão comum não ter conhecimento das actividades do rotary. Em cada mês há um tema. No próximo mês de Outubro, vamos prestar a homenagem ao profissional. Ainda não está definido qual será a profissão a homenagear e qual a pessoa a quem será prestada homenagem.

MF A cerimónia de homenagem ao profissional é um dos momentos marcantes do ano. Que outras iniciativas destaca?
AP - Há vários momentos marcantes em rotary. O principal é a visita do governador, que ocorreu no início deste mês. A esta, junta-se o aniversário do clube e a cerimónia de transmissão de tarefas, no final de Junho ou início de Julho, ocasião em que termina o ano rotário e muda o conselho director. Para o próximo ano, já temos indicado o presidente, o qual será o dr. António Lourenço, comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. Esses são os pontos mais marcantes mas, ao longo do ano, realizamos várias palestras associadas ao tema de cada mês...