Bombeiros celebram 106.º aniversário


Três viaturas benzidas e crachá
de ouro póstumo para ‘Chefe 40’

O 106.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, comemorado domingo, dia 5 de Setembro, ficou marcado pela bênção de três novas viaturas, entre elas uma ambulância e um auto-tanque, e pela imposição de condecorações.
A condecoração mais sentida foi, a título póstumo, para Manuel Machado - conhecido como Chefe 40 - a quem foi atribuído o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Comandante e bombeiros do corpo povoense juntaram-se para oferecer também uma lembrança à família.
No discurso da sessão solene do 106.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, o presidente da Direcção, Padre Luís Fernandes, cobrou do Governo uma promessa feita, há cinco anos, em dia de aniversário, que consiste em dotar a corporação de um veículo de desencarceramento.
“Continuamos à espera”, afirmou o Padre Luís Fernandes, que espera que “daqui a um ano não seja necessário pedir ao Governo que cumpra a palavra dada”.
O presidente da Direcção dos Bombeiros povoenses deixou ainda outro pedido, desta feita à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, para que esta não efective a redução de 15 por cento nos apoios às colectividades.
O Padre Luís Fernandes explicou ainda que as despesas de 2010 quase quadruplicaram e “têm-se tornado quase insustentáveis”, nomeadamente com o aumento do mero de incêndios. Por isso, pede à Câmara, cujo apoio anual enalteceu, que “olhe mais um pouquinho para os nossos bombeiros”...