93.º Aniversário do Hospital António Lopes/Misericórdia da Póvoa de Lanhoso


Unidade de excelência certificada
A comemoração dos 93 anos do Hospital António Lopes/Misericórdia da Póvoa de Lanhoso ficou marcada, no dia 5 de Setembro, pela inauguração da Unidade de Longa Duração e Manutenção D. Elvira Câmara Lopes. Ana Jorge, Ministra da Saúde, presidiu à sessão.
Inaugurada por ocasião do aniversário, a Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) D. Elvira Câmara Lopes, cujo nome homenageia a esposa do grande benemérito António Ferreira Lopes, é a mais recente obra da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
Com um investimento que ultrapassa os 2,3 milhões de euros, a nova unidade vem dar resposta ao desafio da qualidade que a Misericórdia tem vindo a superar.
O equipamento foi apoiado pelo Programa Modelar em 750 mil euros, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Na sua intervenção, a governante disse que “a saúde tem hoje necessidade de tratar mais pessoas” e que muitas das respostas têm sido asseguradas pelas Misericórdias Portuguesas.
A Santa Casa “foi capaz de manter e criar uma resposta muito integrada para aquilo que são hoje as necessidades das populações”, destacou Ana Jorge, elogiando ainda os espaços destinados às crianças da instituição.
Defendendo um Serviço Nacional de Saúde (SNS) “de qualidade”, a governante afirmou que “compete ao Estado promover e ajudar a modernizar as respostas” à população.
“Cabe ao Estado encontrar nas Misericórdias uma parceria de complementaridade para podermos tornar possível que espaços como este, de qualidade, permitam que as pessoas possam continuar a ter dignidade em todas as fases da sua vida”, destacou Ana Jorge, referindo que “esta unidade permite-nos concretizar aquilo que é a Rede de Cuidados Continuados”.
“As misericórdias souberam responder aos desafios”, realçou a ministra, garantindo que “o grande trabalho que se está a fazer vai permitir que, para além dos cuidados continuados, as Misericórdias possam fazer contratos doutros níveis de cuidados de saúde, num sector de grande transparência (através da contratualização) permitindo fortalecer as respostas em saúde”..