S. Gens de Calvos

Paróquia festejou padroeiro
A freguesia de Calvos celebrou entre os dias 20 e 25 de Agosto as festividades em honra de São Gens, o patrono da freguesia e paróquia.
Foram centenas de pessoas que marcaram presença nos festejos que se iniciaram na sexta-feira, com a principal novidade do programa: a procissão da capela da Senhora da Encarnação e da capela de Santa Marta, com as respectivas imagens até à Igreja Paroquial, acompanhadas por diversos fiéis, que se quiseram associar a este acto religioso. Sendo uma novidade nesta festa, esta atracção do programa quis realçar o facto da festa do padroeiro ser a festa da paróquia e da freguesia. A Banda Musical de Calvos recebeu as imagens e acompanhou-os até à Igreja Paroquial. A noite prosseguiu com um concerto pela Banda Musical de Calvos, que muito agradou aos presentes.
O dia de sábado ficou reservado às actuações musicais, com o conjunto “ Novo Espaço” a dar um verdadeiro espectáculo, o que fez com que nessa noite se registasse a passagem de centenas de pessoas por Calvos. A noite ficou ainda marcada pela actuação do cantor Quim Gouveia animando a inúmera plateia, que dançou entusiasticamente ao som das suas canções.
Os actos religiosos aconteceram no domingo, dia 22, com a Eucaristia solene em honra de São Gens, cantada pelo grupo de Jovens da terra. Nesta Eucaristia, o sermão e pregação ficou a cargo do Reverendíssimo Padre Acácio, de Guimarães, que destacou o exemplo de fé e dedicação do mártir São Gens, que era notário, redigindo os éditos que os imperadores ordenavam. Nesta Eucaristia também foi cantado, pela primeira vez, o hino de São Gens, intitulado: São Gens salvai este povo, que foi muito elogiado pelos fiéis. À tarde, aconteceu a actuação do Rancho Folclórico de Taíde. O ponto alto destas festividades ocorreu com a majestosa procissão que aconteceu nesta tarde de domingo. A Fanfarra de Arosa acompanhou a procissão que contava com cinco andores, entre os quais os de Santa Marta e Nossa Senhora da Encarnação, das capelas de Calvos e Nasce, respectivamente. À noite, o Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Arões-Fafe, fez as delícias dos fãs das concertinas que se encontravam no local.
A festa em honra do Padroeiro terminou na quarta-feira, dia dedicado ao Santo, com a eucaristia em honra de S. Gens e um arraial na tasquinha da comissão de festas.