Gerás


População venerou St.º António
De 20 a 22 de Agosto, de sexta-feira a domingo, a freguesia de Gerás esteve em festa com a realização das festividades em honra de Santo António, que se realizaram na sua capela. No passado domingo, principal dia de festa, as atenções estiveram voltadas para os actos religiosos, com a celebração, de manhã, da missa em honra de Santo António, e, de tarde, da majestosa procissão.
Por ocasião do sermão, que antecedeu a saída da procissão, o sacerdote convidado para este acto, chamou a atenção dos presentes para darmos “atenção à palavra de Deus”. “Não devemos pensar que já estamos bem.
Se fizermos uma avaliação profunda à nossa vida verificamos que estamos longe da salvação”, disse aquele sacerdote, que alertou, ainda, para a necessidade de compreendermos a nossa fé.
“Mais do que amar o próprio Deus devemos experimentar o amor de Deus por nós”, disse, pedindo que “procuremos ouvir profundamente e interiormente a palavra de Deus”.
Findo o sermão, teve lugar a solene procissão, composta por vários andores e figuras alegóricas, onde não faltaram os devotos que acompanharam aquele acto religioso.
Depois dos actos religiosos, as atenções estiveram volta-das para a actuação do Rancho Folclórico da Cruz Vermelha de Braga.
À noite, a partir das 21h30, a animação esteve a cargo do conjunto povoense “Raios de Sol”.