Garfe

















S. Roque venerado pela população

A vida de caridade praticada por S. Roque foi exaltada na tarde de domingo, dia 15 de Agosto, durante o sermão em sua honra, numa cerimónia que precedeu a majestosa procissão. Iniciada, pelas 15 horas, na Igreja Paroquial, a procissão em honra de S. Roque prolongou-se por cerca de uma hora e culminou junto à sua capela, no lugar de S. Roque.
Debaixo de um intenso calor, os paroquianos transportaram os vários andores desde a Igreja Paroquial até à capela, num dos momentos de maior significado das festividades. Finda a procissão, o espaço exterior à capela de S. Roque recebeu os devotos daquele santo que acompanharam o sermão em sua honra. Durante o mesmo, o exemplo de caridade de S. Roque foi evidenciado e louvado.
Segundo os relatos do sacerdote responsável pelo sermão, S. Roque, que perdeu muito cedo os pais, foi educado nos valores da honradez e da solidariedade e tornou-se samaritano, tratando dos doentes com peste.
Para além dos momentos religiosos, as festividades contaram com a actuação de Iran Costa e sua banda, dos cantares ao desafio, da banda “Mexe Aí”, assim como do Rancho Folclórico de Garfe, do Rancho Infantil e Juvenil de Briteiros e do grupo de concertinas “Os amigos de Guimarães”.